Saúde

Vacinação contra gripe pode ser agendada pela internet

Estão entre o público-alvo da Campanha crianças de seis meses até cinco anos e professores e trabalhadores da área de saúde

Foto: Divulgação
Pessoas com 60 anos ou mais também precisam ser vacinadas. 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) começa na próxima quarta-feira (10) e os moradores de todo o Estado podem optar por agendar pela internet o atendimento para receber a vacina. A marcação é feita pelo site de cada município. Vitória e Cachoeiro de Itapemirim já contam com a plataforma disponível. 

O cidadão que tiver dificuldade em realizar o procedimento pode ir até a US para agendar a imunização.

Público-alvo 

O público da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por crianças de seis meses até cinco anos; gestantes; mulheres que tiveram filhos há até 45 dias; pessoas com 60 anos ou mais; professores; trabalhadores da área da saúde; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Comprovação

– Para as crianças de seis meses a menores de seis anos, é necessário levar a caderneta de vacinação ou o documento da criança, em caso de perda do cartão;

– Para a gestante, é preciso apresentar o cartão da gestante ou exames e documento de identificação com foto;

– Para quem está no período de puérpera, é necessário apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros, e documento de identificação com foto;

– Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque, carteira profissional ou declaração da instituição com documento com foto. Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto;

– Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina;

– Funcionários do sistema prisional também precisam apresentar documento de identificação com foto e declaração emitida pelo sistema prisional.

A estimativa é imunizar cerca de 105 mil pessoas durante a campanha. “A vacinação contra a influenza acontecerá nas 28 salas de vacina das unidades de saúde do município de Vitória. É uma importante forma de prevenção e ajuda a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano”, apontou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa. 

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Os sintomas da gripe são agudos, ou seja, surgem de repente. A pessoa começa a se sentir mal, logo vem a dor de garganta, muita dor no corpo, febre alta prolongada e tosse. Muitos sintomas da gripe são semelhantes ao do resfriado, que também dá tosse, coriza, apesar de a pessoa não ficar tão prostrada e às vezes nem ter febre.

“Em Cachoeiro de Itapemirim, 49.800 pessoas se enquadram nesses grupos prioritários e devem ser vacinados. Para facilitar o acesso e alcançar a maior cobertura vacinal possível, teremos 28 pontos de vacinação no município”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A campanha vai até o dia 31 de maio e, nesse período, as 24 salas de vacina dos municípios atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h40. 

Dia D

O Dia D da campanha será em 4 de maio, quando todas as unidades básicas de saúde e o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu estarão abertos das 8h às 17h, na sede do município, e das 9h às 16h, nos distritos e localidades rurais. Para receber a vacina, é preciso apresentar a caderneta de vacinação e documento de identificação.

Unidades de saúde que contam com salas de vacinação em Vitória 

 – Andorinhas

– Alagoano

– Centro de Vitória

– Fonte Grande

– São Pedro V

– Bairro da Penha

– Morro do Quadro

– Praia do Suá

– Forte São João

– Grande Vitória

– Consolação

– llha de Santa Maria

– Ilha do Príncipe

– Itararé

– Jabour

– Jardim Camburi

– Jardim da Penha

– Jesus de Nazareth

– Maria Ortiz

– Maruípe

– Bairro República

– Resistência

– Santa Luíza

– Santa Martha

– Santo André

– Ilha das Caieiras

– São Cristóvão

– Santo Antônio