Para proteger os adolescentes contra o vírus HPV, as unidades de saúde da Serra mobilizaram equipes para vacinar em mais de 100 escolas públicas do município. As visitas começam a partir desta segunda-feira (12).
A proteção é completa quando aplicadas as duas doses da vacina, por isso quem tomou a primeira dose deve, após seis meses, tomar a segunda.
A vacina contra HPV faz parte do calendário de rotina das unidades de saúde, mas o município está promovendo as visitas escolares para se aproximar mais do público adolescente.
“Indo às escolas, temos chance de divulgar este conteúdo junto aos alunos, e reforçar a importância da prevenção com a vacina”, comentou o secretário de Saúde, Alexandre Viana.
Câncer
A vacina HPV previne vários tipos de câncer e contribui com a redução da incidência de cânceres nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV.
A vacina previne 70% dos cânceres do colo útero, 90% dos cânceres anais, 63% dos cânceres de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais.