Para quem pretende atualizar as vacinas neste fim de semana, pontos de aplicação serão montados em shoppings de Vila Velha e da Serra. Segundo a Prefeitura de Vila Velha, um funcionará no Shopping Boulevard e outro no Shopping Praia da Costa. Já na Serra haverá imunização no Shopping Montserrat.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Ao todo, oito mil doses para covid-19 (doses 1, 2, 3 e 4, além da bivalente) e gripe, além de imunizações para HPV, meningite ACWY, além de outras de rotina serão disponibilizadas em Vila Velha.
Contra a covid, com as doses 1 e 2, poderão receber o imunizante pessoas acima de 6 meses; com a D3, pessoas acima de 3 anos e com a D4, aqueles acima de 18 anos que tomaram a D3 há pelo menos quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há pelo menos três meses.
Com a bivalente, que oferece uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes, pessoas acima de 18 anos; gestantes; puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, (ILP e RI) e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial , insuficiência cardíaca (IC), e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Também serão contempladas pessoas com doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica. Todos acima de 12 anos.
Rotina
A imunização com a vacina Meningite ACWY, voltada para adolescentes de 11 a 14 anos, que não foram vacinados contra a meningite ACWY a partir dos 10 anos também estará disponível para esse público alvo.
Já contra a o HPV, que previne contra o vírus papilomavírus humano e seus subtipos, poderão se vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos.
Dados do Ministério da Saúde apontam que há entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil e que surjam 700 mil novos casos de infecção por ano. As outras vacinas chamadas de rotina serão disponibilizadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nos postos também serão emitidas declarações de situação vacinal.
É importante lembrar que para se vacinar é necessário apresentar documento com foto.
Serviço da vacinação sem agendamento
VILA VELHA
Data da imunização: sábado (29), das 11 às 18h.
Locais: Shopping Praia da Costa (Av. Dr. Olivio Lira, 353 – Praia da Costa) | Boulevard Shopping (Rodovia do Sol, 5000,- Itaparica)
SERRA
Na cidade, a vacinação sem agendamento acontece ao longo do fim de semana e no feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
Sábado (29), das 8 às 16 horas: as equipes estarão nas Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Dourada e Novo Horizonte. Também haverá, no mesmo horário, vacinação na Unidade Básica de Saúde em Nova Almeida. Das 9 às 17 horas, a ação acontece no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.
Domingo (30) e na segunda-feira (1): a vacinação sem agendamento será no Shopping Montserrat, das 10 às 17 horas.
Pessoas acima dos 18 anos, e que tenham recebido pelo menos duas doses de reforço há quatro meses ou mais, a vacina bivalente, que combate diferentes cepas da doença poderão receber a bivalente.
A vacina também é oferecida a adolescentes, de 12 a 17 anos, incluídos em, pelo menos, um dos seguintes grupos prioritários: imunocomprometidos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; e pessoas com comorbidades.
Influenza
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Trabalhador da Saúde;
– Gestantes, Puérperas;
– Professores do ensino básico e superior;
– Povos indígenas;
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores Portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Além disso, todas as vacinas de rotina destinadas a doenças como poliomielite, tuberculose, difteria, tétano e muitas outras, também serão administradas nos pontos de ação.
Para se vacinar é necessário levar um documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso da vacinação infantil.
LEIA TAMBÉM: Transição alimentar ajuda na adoção de um novo pet