Previstas para chegar até o fim da última semana, as novas doses dos imunizantes da Janssen ainda não estão disponíveis para os capixabas. A informação foi passada pelo subsecretário estadual de saúde, Luiz Carlos Reblin, durante uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (07).
“Nós estamos aguardando o Ministério da Saúde. Vamos receber pouco mais de 10 mil doses, não serão todas as vacinas recebidas imediatamente. Estão definindo a data de envio, assim que chegar, faremos a distribuição para os municípios”, afirmou.
No Espírito Santo, segundo dados do Painel Covid-19, 104.900 pessoas receberam a dose única e estão aptos a receber a segunda dose do imunizante.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o governo do Espírito Santo vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde e aplicar a segunda dose da vacina da Janssen naqueles que receberam a dose única do imunizante
Entenda como vai funcionar a imunização para os capixabas que receberam a vacina da Janssen
No dia 25 de novembro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica orientando que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço, entre dois e seis meses após a primeira aplicação.
Veja no esquema abaixo como será feita a imunização do grupo que recebeu a vacina da Janssen no Espírito Santo, de acordo com a Sesa:
Pessoas que receberam a 1ª dose da Janssen: quem recebeu a primeira dose da Janssen, vai receber a dose de reforço do mesmo imunizante.
Gestantes e puérperas: no caso de mulheres grávidas ou que deram à luz a até 45 dias, a dose de reforço será aplicada com o imunizante da Pfizer.
Pessoas que receberam a 1ª dose da Janssen e 2ª dose da Pfizer: nesses casos o esquema vacinal será considerado encerrado.