Saúde

Vai retomar os treinos? Confira alguns cuidados para evitar lesões

Querer compensar o semestre sedentário na primeira semana com treinos excessivos é arriscado

Foto: Divulgação

Quem não se arriscou ou encontrou motivação para manter os exercícios físicos em casa ou ao ar livre nos últimos seis meses pode estar até ansioso para mandar o sedentarismo. Mas tentar recuperar o semestre parado exagerando nos treinos representa um risco alto de lesões. 

A dica dos educadores físicos é voltar com um treino de readaptação, além de tomar todos os cuidados preventivos, como uso de máscara, álcool e toalha e garrafa de água individual, visto que a pandemia não acabou.

De acordo com a professora da Azen Academia Daniela Rocha, para quem ficou nos últimos meses sem nenhuma atividade física o ideal é retornar em dias alternados, até três vezes por semana, com exercícios de até 45 minutos e carga baixa, intercalando o trabalho nos segmentos corporais.

“Apesar da ansiedade de alguns alunos para retomar a forma física, a performance e até preparar o corpo para o verão, é preciso cautela para evitar dores e lesões. Mesmo quem já treinava antes precisa se readaptar gradualmente, trabalhando os músculos como um todo com programas que contemplem força, mobilidade e alongamento”, orienta.

A educadora física lembra que mais importante que executar um treino altamente exaustivo é ter regularidade na prática. “Pegar pesado em um dia e não conseguir treinar nos demais por causa de dores musculares excessivas não é indicado. Além de aumentar o risco de ter lesões, compromete os resultados. Organizar a rotina para os exercícios caberem bem na agenda também é fundamental. Algumas modalidades exigem apenas 30 minutos diários e são bastante efetivas”, conclui.