Mais um feriado se aproxima e, por isso, muitas pessoas estão programando viagens para aproveitar o tempo livre e descansar. Mas especialistas alertam que, em casos de viagens mais longas é importante ficar atento aos sinais e sintomas para evitar a trombose.
Ficar muito tempo sentado, pode causar uma trombose venosa profunda, isso porque a posição dificulta a circulação do sangue e facilita a formação de coágulos, que podem acabar entupindo uma das veias da perna.
As médicas Fanilda Souto Barros, angiologista especialista em Ecografia Vascular e Daniela Pontes Nofal, radiologista, tiraram dúvidas e listaram algumas dicas para você não sofrer com o problema.
1. Quais são as principais orientações para evitar problemas?
A musculatura das pernas funciona como um coração, por isto, recebe o nome de “coração periférico”, mas para bombear o sangue ela precisa ser movimentada por isso que em viagens longas, seja de avião carro ou ônibus, recomenda-se:
– Movimentar as pernas
De preferência, levantar e andar mesmo que seja dentro do avião ou ônibus. Ao viajar de carro, faça paradas e saia do veículo para esticar as pernas.
– Não posso levantar, e agora?
A impossibilidade de andar mantenha os exercícios de levantar e abaixar os pés levando a contratura da panturrilha.
Dica bônus: as meias de compressão são fortes aliadas na prevenção da trombose durante as viagens.
2. Quais sinais a pessoa deve observar para saber se há algo errado? Quando procurar um médico?
Se você apresentou inchaço com dor na perna, após uma viagem prolongada atente para o risco de trombose, principalmente se forma em uma perna só.
Não se deve deixar passar muito tempo para procurar o médico, pois o maior risco da trombose é nos primeiros dias, quando o trombo (coágulo) pode se soltar e entupir a circulação pulmonar que é um quadro grave conhecido como “embolia pulmonar”.
3. Além da trombose, quais outras doenças podem acontecer se a pessoa passar muito tempo sentada?
Além da trombose, ficar muito tempo sentado as pernas podem inchar levando a um desconforto permanente de peso e devido a situações de edema (inchaço) a pele fica muito fina , o que pode predispor a lesões seguidas de infecção
Veja mais: Trombose: saiba como identificar os sintomas e evitar o problema
.