O município de Vargem Alta recebeu mais três mil doses da vacina contra hepatite A, para imunizar os moradores que residem nas áreas afetadas pelas inundações do mês de janeiro. Podem ser vacinar, crianças a partir de sete anos.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, as aplicações acontecerão até o fim dos estoques nas unidades básicas de saúde e na Sala de Vacina, localizada na Estratégia de Saúde da sede do município.
Para isso, as equipes responsáveis pela imunização orientam que o morador compareça em algum destes locais portando CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina.
Vacinação
A hepatite A é causada por um vírus. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. A pessoa infectada elimina o vírus nas fezes, podendo contaminar a água onde não existem condições adequadas de saneamento básico, as pessoas que tomarem essa água contaminada ou ingerirem alimentos crus lavados com essa água, podem se infectar, assim como ao comer marisco ou frutos do mar crus, de água poluída com esgoto.
O melhor método de prevenção contra hepatite A é por meio da vacina, que é geralmente dividida em duas fases: a inicial e um reforço após seis meses.