Ao longo dos meus quase 30 anos de profissão, ouço diariamente inúmeras histórias de pacientes que sofreram para a realização de algum procedimento cirúrgico odontológico. São relatos de procedimentos demorados, dolorosos, que não obtiveram resultados esperados e até mesmo de procedimentos cirúrgicos que não conseguiram ser finalizados.
O mais triste é que atrás de cada história me deparo com pessoas que trazem sofrimento e sequelas, não apenas físicas mas também emocionais.
Então, como fazer para escolher o profissional adequado para realizar a sua cirurgia?
Vou enumerar 10 pontos que devem ser analisados e servem não apenas para a odontologia, mas para qualquer profissional de saúde:
1. Busque indicações com profissionais da área de saúde que sejam de sua confiança. Mesmo que não conheça o profissional em questão, ele poderá buscar informações com outros colegas. Não se esqueça que na Odontologia, existem especialidades diferentes, sendo ideal pedir recomendação de acordo com aquilo que precisa ser tratado.
2. Busque referências com pessoas próximas e de confiança, como amigos e parentes. Desse modo, você terá uma lista de opções de clínicas e profissionais para investigar. Bons resultados são muito importantes, mas tenha sempre em mente que cada paciente é único.
3. Cuidados com as mídias digitais. Não escolha um profissional apenas pelas imagens e post de mídias digitais. As referências da formação profissional e indicação são muito mais seguras e fieis.
4. Checar através do conselho profissional (no nosso caso o CRO: conselho regional de odontologia – https://www.croes.org.br) se o cirurgião bucomaxilifcial é registrado como especialista, assim como nos conselhos das especialidades. Ter o registro de especialista pelo CRO garante que o profissional teve a formação mínima necessária para tornar-se um cirurgião bucomaxilofacial.
5. Atualização Profissional: Informe-se sobre a assiduidade do cirurgião à congressos, cursos e simpósios. Estar atualizado e compartilhar experiências é vital para todo bom profissional.
6. Outra dica muito importante sobre como escolher um profissional é observar a estrutura do local onde ele trabalha. Isso é tão importante quanto a reputação, a credibilidade e a formação do profissional.
Afinal, o espaço onde ele atua influencia diretamente na qualidade do atendimento prestado. Depois que você selecionar os profissionais, procure fazer uma visita aos consultórios para avaliar esses locais. Seja criterioso com relação à higiene e à organização, afinal, trata-se de um ambiente de saúde e, portanto, precisa oferecer segurança para os pacientes e toda a equipe.
Em casos de cirurgias de maior porte, verifique a qualidade dos hospitais e clínicas nos quais o cirurgião realiza seus procedimentos.
7. Informe-se sobre procedimentos e tecnologias oferecidos. A odontologia evoluiu muito nos últimos anos, com a incorporação de métodos e técnicas inovadores em variadas práticas. Desse modo, os tratamentos se tornaram mais confortáveis e rápidos e começaram a oferecer melhores resultados funcionais e estéticos.
Algumas novidades que fazem parte da rotina dos dentistas são técnicas seguras de sedação em consultório, cirurgia com laser de alta potência, tecnologia de planejamento 3D, radiologia digital, entre outros. Estas e outras, além de facilitarem o trabalho dos profissionais, trazem diversas vantagens para o paciente.
8. Busque um profissional que fale claramente e escute atentamente suas queixas e expectativas quanto ao resultado. De posse destas informações, após consulta e avaliação, fará planejamento para o seu caso, explicando o melhor procedimento cirúrgico, bem como o resultado possível de ser alcançado. Desconfie de profissionais que prometam resultados irreais.
O cirurgião deve ser claro e objetivo ao expor os riscos envolvidos em uma cirurgia odontológica. Todo procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, pode apresentar complicações. Evite cirurgiões que ignoram ou minimizam os riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. Bons resultados são muito importantes, mas tenha sempre em mente que cada paciente é único.
9. Desconfie de preços muito baixos. Uma cirurgia realizada com qualidade e segurança não é possível de ser realizada com um custo muito abaixo do mercado. Preço pode ser maior quando você busca profissionais com mais experiência e formação profissional. Muitas vezes o barato pode sair bem caro.
10. Se você teve empatia pelo cirurgião e se ele lhe transmitiu segurança, há uma enorme chance de estar fazendo a escolha certa. Tão ou mais importante que o resultado, é a relação profissional-paciente. É fundamental que o cirurgião seja um profissional atencioso e disponível.