Saúde

Veja alguns erros que prejudicam a pele no inverno

Sensibilidade e ressecamento aumentam na estação mais fria do ano

Foto: Divulgação
Recomendação é evitar banhos longos e quentes. É necessário lavar o rosto com água fria na pia. 

Quando a temperatura cai, muita gente acaba deixando de lado hábitos essenciais para manter a pele saudável. As baixas temperaturas, atreladas à pouca umidade do ar, podem contribuir para que a pele fique ressecada e mais sensível.

Não usar filtro solar é um dos erros mais frequentes, segundo a dermatologista Juliana Drumond. Mesmo que o sol não esteja forte, a pele fica exposta aos raios ultravioletas. “O filtro solar é fundamental, em qualquer época do ano, para evitar queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele. Também é comum, nessa época do ano, que as pessoas reduzam o consumo de água, o que contribui para o ressecamento da pele, principalmente de regiões como mãos, cotovelos e joelhos. Mas não adianta só usar hidratantes corporais. Ingerir água é essencial para manter a hidratação da pele”, destacou.

Mesmo com a temperatura baixa, a recomendação é evitar banhos longos e quentes, pois eles acabam tirando a oleosidade natural e diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. O uso de buchas e excesso de sabonetes, podem piorar o problema, e até mesmo deixar a pele mais vulnerável a dermatites.

Outra dica para os dias frios, segundo Drumond, é ter sempre um protetor labial, de preferência com proteção solar.