Saúde

Veja as principais doenças que surgem com a chegada do verão

Os principais problemas são gastroenterocolites, que dão diarreias e vômitos, e mais recentemente casos de doenças respiratórias

Foto: Divulgação

Há algum tempo, entendia-se que, no verão, apareciam as doenças relacionadas ao trato gastrointestinal e as consequências como diarreia e vômito, surgindo por causa da má conservação dos alimentos, do uso de água não tratada e por haver contato com piscina e mar contaminados. 

Hoje em dia, porém, com o aumento na frequência de viagens, até mesmo com acesso a diversos locais do mundo, pode-se observar que essa diferença de doenças respiratórias no inverno e gastrointestinais no verão diminui cada vez mais, pois notam-se casos de vírus do trato respiratório e de gripe no verão, assim como de diarreia no inverno. 

As doenças mais frequentes do verão ainda são gastroenterocolites, que dão diarreias e vômitos, e mais recentemente casos de doenças respiratórias também estão aparecendo no verão. Outras doenças que podem aparecer no verão são infecções de pele, que podem aparecer por contaminações de picadas de insetos.

As alergias no verão aumentam?

O pediatra Victor Nudelman diz que sim. “Aumentam as alergias de pele, como as de picadas de inseto e dermatite atópica, e diminuem as respiratórias, como as bronquites. Como alívio na pele dos casos de dermatite atópica, recomenda-se tomar duchas frias ou mornas e rápidas, pois a água quente pode ressecar ainda mais a pele, piorando o quadro alérgico na área afetada; usar sabonetes que mantenham a hidratação da pele”, destacou. 

Por que algumas crianças ficam com bolinhas vermelhas nas regiões que mais suam? O que deve ser feito nestes casos?

Segundo o pediatra o suor faz com que a criança perca a camada de hidratante natural da pele, deixando-a mais suscetível à irritação do calor pela pouca capacidade de poder esfriar o local de maneira adequada. Para amenizar isso, o ideal é utilizar mais cremes hidratantes para pele, ficar em ambientes mais frescos e se hidratar bastante com a ingestão de líquidos.

Há riscos em deixar a criança tomar “banho de chuva”?

Para o médico, o maior cuidado durante chuvas no verão é proteger-se dos raios, evitando áreas abertas e com árvores. Em um ambiente seguro, como em casa, pode deixar, mas é importante ter atenção para evitar poças, goteiras ou bueiros, locais com pouca higiene em virtude do risco de doenças, como a leptospirose.