O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou nesta semana, em uma entrevista, ter implantado um chip hormonal para melhorar o desempenho sexual.
Ao ser questionado sobre como estava a relação, “de zero a dez”, Bolsonaro respondeu: “está dez, numa boa… Tadalafila não, agora é chip. Eu me sinto com 40 anos de idade”, disse o ex-presidente de 69 anos.
Leia também:
>> Março Azul: ES deve registrar mais de 600 casos de câncer de intestino neste ano
>> Como reconhecer e reparar erros na criação dos filhos
>> Sete cidades concentram 50% dos casos de Oropouche no ES
Segundo ele, “quando a idade chega, você começa a ter problemas”, como a redução da testosterona, que pode causar impotência sexual. A entrevista foi dada a Leo Dias, nesta terça-feira (25).
O ex-chefe do Executivo é conhecido por entregar aos seus apoiadores a medalha dos “3 is”, sendo que um “i” significa “imbrochável”, palavra que ele mesmo usa para se autodenomiar.
Como funciona o chip hormonal?
A reportagem do Folha Vitória conversou com o urologista Bruno Barracho para entender como funciona o método utilizado por Bolsonaro.
Segundo o médico, trata-se de um implante subcutâneo para reposição hormonal. “Esta reposição hormonal pode melhorar muito a qualidade de vida do homem, seja o bem-estar físico ou a saúde sexual, com melhora da libido e da qualidade das ereções“.
O especialista afirma que os implantes, se utilizados com indicação, “e baseados em evidências clínicas e laboratoriais”, podem ser uma boa opção para os homens.
No entanto, a orientação de um especialista é fundamental porque o uso sem critérios pode causar problemas à saúde, como danos ao fígado, doenças cardiovasculares e infertilidade.
“A reposição hormonal masculina está indicada em algumas situações específicas e precisam de acompanhamento médico“, ressalta Barracho, da Bluzz Saúde.
O procedimento para implantação do chip é pouco invasivo e feito com anestesia local. São inseridos pequenos comprimidos na região dos flancos – área localizada entre a última costela e o início dos quadris.
Segundo o ex-presidente “não dói nada, é tranquilo”.
Resultados do chip hormonal começam com 7 dias
Os resultados do implante começam a ser percebidos de 7 a 15 dias após a operação e costumam durar de quatro a seis meses no organismo.
Barracho também explica que há outras formas de repor a testosterona, como a injeção intramuscular de depósito ou via transdérmica por gel, que é aplicado diariamente.
O implante hormonal subcutâneo ganhou popularidade entre as mulheres, sendo chamado de “chip da beleza”. O urologista lembra que hoje a técnica para fins estéticos é contraindicada pelo Conselho Federal da Medicina.