Depois do chá de banana, da água com limão e do suco detox de maca peruana, um novo queridinho surgiu para aprimorar ainda mais as dietas para emagrecer: o soro de leite.
Esse lácteo é um derivado do leite obtido durante o processo de fabricação de queijos. Ele promove o crescimento muscular, melhora o desempenho físico, reduz o peso corporal, controla a pressão arterial e reforça as defesas imunológicas.
De acordo com a nutricionista Karla Leal, do site Tua Saúde, esses benefícios acontecem pela riqueza de proteínas, minerais, como cálcio, potássio e magnésio, além de compostos bioativos, possuindo propriedades antioxidantes, imunológicas e cardioprotetoras.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O soro do leite e as proteínas concentradas do leite “são usados para aumentar o valor nutricional de produtos, como fórmulas infantis e suplementos esportivos”.
Um exemplo é o whey protein, indicado para atletas e pessoas que fazem musculação. Esse soro é até mesmo utilizado de forma caseira em receitas de pães, panquecas e vitaminas.
BENEFÍCIOS DO SORO DE LEITE
Segundo Karla Leal, o consumo frequente do soro do leite pode trazer vários benefícios para a saúde, sendo os principais:
1. Promove o ganho de massa muscular:
As proteínas presentes no soro do leite são de alto valor biológico, garantindo todos os aminoácidos essenciais necessários para a formação das proteínas no organismo.
Elas incluem aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), “que promovem a hipertrofia, sendo recomendado para pessoas que realizam treinamentos com peso”.
2. Acelera a recuperação muscular:
A concentração de proteínas contém cadeias ramificadas de aminoácidos, como a leucina, que atuam no músculo esquelético. Consumidas após um treino intenso, essas proteínas favorecem o processo de recuperação e adaptação muscular.
“O soro do leite é uma fonte muito rica em cisteína, um aminoácido essencial importante para a saúde que também diminui o estresse oxidativo que acontece devido ao exercício, melhorando o desempenho físico e preservação do tecido muscular durante e após a atividade física”.
3. Fortalece o sistema imunológico:
A proteína do soro do leite contribui para o fortalecimento do sistema imunológico devido à sua riqueza em aminoácidos essenciais, como cisteína e metionina.
Ainda de acordo com a nutricionista, esses aminoácidos fabricam a glutationa, um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção de doenças e no combate a infecções.
“O soro do leite também contém albumina sérica e imunoglobulinas, que são substâncias que garantem e reforçam a imunidade passiva ao organismo em lactantes e crianças pequenas, sendo usado para adicionar nas fórmulas infantis”.
4. Promove a perda de peso:
O soro do leite pode ser uma ótima escolha para dietas para emagrecer. Isso se deve ao fato de que ele contribui para aumentar a sensação de saciedade e estimula o crescimento de tecido magro, ajudando a evitar o acúmulo de gordura.
5. Melhora a saúde dos ossos:
Esse derivado lácteo é rico em cálcio e suas proteínas contribuem para melhorar a absorção desse mineral. Essa combinação pode promover o crescimento e fortalecimento dos ossos, além de prevenir doenças como a osteoporose.
6. Protege contra o câncer:
O soro do leite é conhecido por aumentar os níveis de glutationa, uma substância antioxidante com potencial papel na proteção contra o câncer, ajudando a prevenir danos celulares causados pelos radicais livres.
Além disso, há indícios de que pode melhorar a eficácia do tratamento do câncer ao aumentar a sensibilidade dos tecidos aos efeitos da quimioterapia, segundo a nutricionista.
7. Previne doenças cardiovasculares:
As proteínas têm atividade antitrombótica e contribuem para a redução dos níveis de colesterol LDL no sangue, “prevenindo problemas cardiovasculares, como aterosclerose, derrame cerebral e infarto”.
Essas substâncias bioativas apresentam propriedades anti-hipertensivas, auxiliando na prevenção e no equilíbrio dos níveis de pressão arterial.
TIPOS DE SORO DE LEITE
Soro doce: quando é produzido a partir de ação enzimática e contém mais lactose;
Soro ácido: quando se obtém por ação ácida, com maior concentração de proteínas.
“Os soros doces normalmente são obtidos do processo de fabricação de queijos duros, enquanto que o soro ácido é obtido a partir da fabricação de queijos brancos e frescos, possuindo maior quantidade de minerais”.
COMO USAR O SORO DE LEITE
De acordo com informações de Karla Leal, o “soro do leite obtido em casa deve ser armazenado na geladeira e pode ser adicionado em preparações como vitaminas, sopas e panquecas”.
Ao preparar sopas, a proporção recomendada é adicionar 1/3 de soro para cada 2/3 de água. Ele também pode ser utilizado para hidratar grãos como feijão, lentilha e soja, oferecendo um aumento nutritivo à refeição.
RECEITA CASEIRA DE COALHADA DE SORO DE LEITE
Ingredientes:
1 litro de leite (não pode usar o leite de caixa, também chamado de UHT);
5 e 1/2 colheres de sopa de vinagre ou de suco de limão.
Em vez de usar vinagre ou limão, é possível utilizar o Coalho próprio para coalhada, disponível em supermercados e que deve ser utilizado conforme as instruções fornecidas no rótulo.
Modo de preparo:
Misture o leite com vinagre ou suco de limão em uma panela e deixe descansar em temperatura ambiente até coalhar.
Depois que os coágulos se formarem, quebre-os delicadamente com uma colher e deixe descansar novamente para que mais soro seja liberado.
Para drenar todo o soro, use uma concha para separá-lo da parte sólida. Se necessário, coe o soro restante com uma peneira.
O coalho também pode ser usado para fazer queijo e retirar o soro do leite. O processo é parecido, mas substitui-se o vinagre pelo coalho, resultando em um soro de leite mais doce.
RECEITA DE PÃO DE SORO DE LEITE
Ingredientes:
1 e 3/4 xícaras de chá de soro extraído do queijo ou leite;
1 ovo inteiro;
1 colher de sopa de açúcar;
1/2 colher de sopa de sal;
1/4 xícara de chá de óleo;
15 g de fermento biológico;
450 g de farinha de trigo integral.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo, por aproximadamente 10 minutos.
Transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha de trigo gradualmente, até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma retangular untada para pão de forma e cubra com um pano.
Separe uma pequena porção da massa e coloque em um copo com água. Quando a porção subir à superfície, indicando que a massa está pronta, asse em forno médio preaquecido a 200 °C por cerca de 35 minutos ou até o pão ficar dourado e assado.
LEIA TAMBÉM: Água com limão: veja como tomar chá e shot para emagrecer e desinchar barriga