Durante as férias escolares, o aumento do tempo das crianças em casa e em ambientes de lazer, como praias, piscinas e áreas de churrasco, eleva a preocupação com o risco de acidentes.
Médicos alertam para o crescimento no número de pequenos acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes durante o período de férias.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com o médico Alexandre Bittencourt, diretor técnico do Hospital Estadual de Urgência e Emergência – São Lucas, acidentes de trânsito, especialmente envolvendo bicicletas, patinetes e outros veículos sem o uso de capacete, figuram entre as causas mais graves. Traumas ocasionados por mergulhos em águas rasas e quedas de locais escorregadios também são mais recorrentes nesta época do ano.
“A combinação de distrações e imprudência eleva o risco de incidentes. No entanto, grande parte desses acidentes pode ser prevenida com medidas simples e eficazes, sempre prezando pela segurança, como evitar superfícies escorregadias, especialmente para idosos, e não realizar mergulhos em águas rasas”, alertou.
Queimaduras é outro tipo de acidente que preocupa os médicos, pois eles representam risco significativo para a saúde das pessoas.
Segundo a cirurgiã plástica Rosalie Torrelio, do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, adotar medidas preventivas como isolamento de churrasqueiras, uso de fósforos longos e evitar líquidos inflamáveis são essenciais para evitar acidentes graves.
“Acidentes podem ocorrer em segundos, mas são amplamente preveníveis com atenção e supervisão constante. Proteger as crianças é uma responsabilidade coletiva para garantir férias tranquilas e seguras”, concluiu Rosalie Torrelio.
Dicas de prevenção para um período seguro
- Na cozinha e áreas de churrasco: mantenha crianças afastadas, escolha áreas ventiladas e evite o uso de líquidos inflamáveis.
- Em áreas de lazer aquático: supervisione as crianças constantemente, especialmente em praias, clubes ou piscinas, e evite locais com pedras ou correntes fortes.
- Ao usar bicicletas, patins e similares: incentive o uso de equipamentos de proteção, como capacetes, e limite as brincadeiras a áreas seguras.
- No trânsito: evite consumo de álcool ao dirigir e respeite as normas de segurança viária.