O Brasil é, atualmente, o país com a maior média de tempo gasto em aplicativos no ano. A informação é de um levantamento feito pela agência focada em análise do mercado mobile, a App Annie. O estudo, que foi divulgado com exclusividade pela revista Forbes, foi feito com base nos resultados do segundo trimestre de 2021.
De acordo com o levantamento, os brasileiros passam mais de cinco horas por dia utilizando aplicativos em seus smartphones. Houve um crescimento de 30% se comparado com os dois últimos anos.
De acordo com a oftalmologista, Klícia Molina, a exposição excessiva às telas já tem trazido alguns problemas aos consultórios oftalmológicos, e eles se intensificaram nos últimos tempos.
A especialista explica que síndrome do olho seco é grande a campeã. Um número muito alto de pessoas chegam aos consultórios com este problema que provoca o ressecamento ocular. Os casos de falsa miopia também aumentaram muito.
“O excesso de atividade de leitura para perto faz com que o músculo ciliar, que é um músculo que tem dentro do olho fiquei contraído por muito tempo para fazer com que possamos enxergar de perto, e isso faz com que percamos a capacidade de relaxar esse músculo, que só relaxada quando observamos um objeto a pelo menos 6 metros de distância”, disse ela.
É importante exercitar os músculos dos olhos, e para isso é necessário olhar para diferentes distâncias, e isso não acontece quando estamos o tempo todo expostos somente ao computador ou aos smartphones.
A médica disse que tem uma regra que sempre recomenda para seus pacientes e que deve ser utilizada por todos.
“A cada 20 minutos usando a visão de perto em uma tela, esta pessoa deve passar 20 segundos olhando para um objeto distante. Lembrar de piscar e usar um colírio lubrificante, evitar ar condicionado e ventilador na direção dos olhos também ajuda bastante a evitar ambos os problemas”, alertou.
Entenda o que é a “falsa miopia”
O excesso de atividade de leitura para perto faz com que o músculo ciliar, que é um músculo que tem dentro do olho fique contraído por muito tempo, e isso faz com que percamos a capacidade de relaxar esse músculo, o que só acontece quando observamos um objeto a pelo menos 6 metros de distância.
Klícia alertou para os principais sintomas relacionados a falsa miopia. “Dor de cabeça e dor no globo ocular, aquela que fica a atrás dos olhos, e que se intensifica no final do dia, sensação de cisco nos olhos, vista embaçada são alguns dos sintomas”.
Síndrome do olho seco
De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, 7 em cada 10 portadores de olho seco, convivem com a doença e não sabem. Isso porque, são assintomáticos e só descobrem que têm a deficiência durante exame oftalmológico de rotina.
No Brasil a estimativa é de que 12,8% da população, na proporção de três mulheres para cada homem, têm olho seco. O especialista afirma que entre os pacientes sintomáticos 20% pensam que olho seco é um mal menor, fazem tratamento por conta própria e chegam ao consultório com um saco de colírios que não funcionam.
“No exame oftalmológico conseguimos diferenciar o tipo de olho seco para tratar com o colírio correto que hoje graças à inteligência artificial temos conseguido melhores resultados” afirma.
O especialista alerta que as alterações na lágrima podem causar redução permanente da visão.
Veja também: Pesquisa indica que o home office prejudica a saúde dos olhos
Veja alguns alimentos que melhoram a nossa visão
Cenoura
A cenoura é associada à manutenção da saúde dos olhos e sua ingesta proporciona acesso à vitamina A, através do betacaroteno, que contribui para o bom funcionamento da retina e proteção da córnea.
Outros alimentos alaranjados também têm este benefício, como a abóbora e mamão.
Peixes, semente de soja, óleos de canola e linhaça
Alimentos ricos em ácidos graxos essenciais do tipo ômega-3 auxiliam no combate à Síndrome do Olho Seco pois podem melhorar o desempenho do filme lacrimal contribuindo para uma melhor lubrificação ocular.
Folhas verdes escuras
Espinafre, couve e brócolis são exemplos de de alimentos ricos em luteína e zeaxantina que contribuem na prevenção de desenvolvimento de Degeneração Macular Relacionada à Idade.
Uma salada de folhas verdes contribui para a sua saúde ocular, trazendo benefícios que protegem os olhos das ações do sol. Contribui também para conter o desenvolvimento da catarata.
Frutas cítricas
São ricas em vitamina C e contêm potentes antioxidantes que previnem e impedem a evolução de doenças, como o glaucoma e surgimento de catarata. Inclua laranja, limão e morango em sua dieta.
Suplementação com vitaminas
Lembrando ainda que existem algumas suplementações vitamínicas que podem ser prescritas pelo seu médico caso haja indicação clínica. Nada substitui a consulta e a orientação do seu médico Oftalmologista.