Saúde

Veja quais nutrientes não podem faltar no cardápio para fortalecer o sistema imunológico

Com simples mudanças de hábitos,é possível turbinar a imunidade do corpo e ficar mais resistente aos problemas de saúde, como o coronavírus

Foto: Divulgação
Uma alimentação equilibrada vai fornecer os nutrientes necessários para que o corpo funcione da melhor forma.

Em época de novo coronavírus, é importante que as pessoas mantenham a imunidade alta. Com apenas algumas mudanças nos hábitos, você consegue turbinar a imunidade do corpo e ficar mais resistente aos problemas de saúde. De acordo com a nutricionista Clara Ribeiro Pimentel, é preciso entender que para que o sistema imune funcione bem, é preciso sustentar os seus 5 pilares:

– Sono;

– Saúde Mental;

– Saúde Intestinal;

– Exercício Físico;

– Alimentação Equilibrada.

O sistema imune é um conjunto de órgãos, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra os patógenos. Por isso, ele combate vírus, bactérias e agentes infecciosos e, assim, previne o desenvolvimento de doenças. Além disso, também tem a função de promover o equilíbrio no nosso corpo a partir de respostas moduladas das células e moléculas em resposta ao invasor do organismo, o que faz dele fundamental para nossa sobrevivência.  

Nutrição x Imunidade: qual a relação?

A nutricionista Clara Pimental destaca que uma alimentação equilibrada vai fornecer os nutrientes necessários para que, não apenas seu sistema imunológico funcione da melhor forma, mas seu corpo inteiro. Ela destaca que para isso, alguns nutrientes não podem faltar no “cardápido”.  

>> Veja os nutrientes!! 

Zinco: carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico);

Magnésio: Soja, Grão de Bico, Gengibre, Semente de Abóbora;

Selênio: Castanhas, Gema de Ovo, Semente de Girassol;

Vitamina A: cenoura, babata doce, Abóbora, espinafre, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;

Vitamina C: acerola, pitaya, laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango;

Vitaminas E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, nozes;

Ômega 3: Sardinha, Atum, Salmão, Chia, Linhaça.

Alimentos antioxidantes: Alho, Açafrão, Gengibre e Própolis.

A nutricionista sugere que as pessoas que buscam fortalecer o sistema imune comece a ingerir, logo pela manhã e em jejum, um Shot que potencializa as defesas do organismo. 

>> Receita!!

– Suco de um limão

– 10 gotas de própolis

– 1 colher de chá rasa de açafrão

– 1 colher de chá de gengibre

A nutricionista Clara Pimentel destaca que com uma alimentação adequada, com preferência nos alimentos naturais e redução de alimentos processados, boas noite de sono, administração do estresse e ansiedade, e cuidados com a saúde intestinal são de grande valia nesse momento. Além disso, a ingestão de água também é muito importante.