Saúde

Vida pós-pandemia: como cuidar da saúde mental evitando queda de produtividade

A pandemia afetou a todos, mas é papel dos líderes oferecer bem-estar aos funcionários, visto que isso também interfere na produtividade da empresa.

Os acontecimentos do ano criaram um clima de incertezas sobre toda a população, causando altos índices de estresse e ansiedade nas pessoas. Há pesquisas que mostram o aumento, no período da pandemia, de depressão, TEPT, violência doméstica e abusos de uso de substâncias.

De acordo com a pesquisa da Kaiser Family Foundation, 45% dos adultos afirmam que a pandemia afetou sua saúde mental. Já 19%, dizem que o impacto foi “grande”. Já o provedor de saúde mental Ginger, pontuou que 69% dos funcionários disseram ser a pandemia do coronavírus o momento mais estressante de suas carreiras e 88% experimentou estresse moderado a extremo no período.

Foto: Divulgação

Com todos esses dados, o que podemos concluir é que as consequências da pandemia não afetaram apenas a saúde física das pessoas, mas também a mental. Agora, vivemos um momento de retomada gradual das empresas, e é a hora de investir na saúde e no bem-estar dos funcionários.

OFEREÇA RECURSOS E UTILIZE A TECNOLOGIA COMO ALIADA PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL 

As empresas podem oferecer aos funcionários momentos de cuidado com a saúde mental. Para isso, existem algumas plataformas que fornecem conteúdo gratuito com mecanismos de enfrentamento e gerenciamento de estresse, como: aplicativos de meditação, vídeos online, tutoriais, cursos, plataformas, podcasts, dentre outros.

SEJA UM LÍDER QUE MOSTRA EMPATIA 

Quando os funcionários mostram insegurança, os líderes devem demonstrar que se preocupam com cada um individualmente, tomando medidas extras durante o período para sempre verificar como anda a saúde dos funcionários.

Se a empresa estiver em regime de trabalho remoto, por exemplo, é indispensável que os líderes realizem videochamadas individuais, aumentando o ânimo, dialogando e tendo um maior conhecimento sobre o bem-estar do colaborador.

Lembre ao funcionário da importância dos intervalos, dos exercícios físicos e de também destinar uma parte do dia a atividades não relacionadas ao trabalho.

Foto: Divulgação

INVISTA EM UM PLANO DE SAÚDE DE CONFIANÇA 

Ao priorizar o bem-estar dos funcionários, as empresas também estão cuidando da saúde do negócio. Isso porque toda empresa depende do trabalho e da qualidade de trabalho de seus colaboradores. Logo, se estes não estão bem, a chance de haver redução na produtividade é grande, além de aumentar os índices de faltas, absenteísmos e custos de saúde em geral.

Busque um plano de saúde de confiança para oferecer aos funcionários e comunique, com clareza, sobre os recursos disponíveis para uso, dando um foco maior àqueles relacionados à saúde mental. Sendo assim, a melhor forma de investir na saúde com segurança é escolhendo a Unimed Vitória, uma marca com mais de 40 anos de experiência no mercado.

Foto: Divulgação

Escolhendo a Unimed Vitória, sua empresa conta com a maior cobertura do Estado e do Brasil, Programa de promoção à saúde, Complexo Integrado de Atenção à Saúde, emergência 24h, Hospital e Maternidade próprio, mais de 2.500 médicos e a Teleconsulta de onde você estiver.

Ligue 3134.5000

ou acesse www.invistanavida.com