Alergia a camarão: entenda os riscos e saiba como prevenir crise
A alergia ao camarão é uma reação do sistema imunológico do corpo à proteína encontrada no camarão.
Os sintomas da alergia podem variar de leves a graves e podem incluir coceira, vermelhidão, inchaço, urticária, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, dificuldade em respirar, inchaço da garganta, diminuição da pressão arterial e até mesmo anafilaxia, que é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal.
É importante lembrar que: pode se desenvolver alergia ao camarão em qualquer momento da vida, mesmo que o paciente seja habituado a comer.
Para quem é alérgico a ingesta da mínima quantidade pode ser fatal! Algumas pessoas reagem apenas com cheiro ou contato na pele. E uma alerta! Tomar antialérgico antes de comer não irá prevenir um reação grave.
Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade ao sulfito, que é um conservante comumente usado em alimentos (inclusive no camarão) e bebidas, o que pode levar a sintomas como dificuldade de respirar, dor de cabeça, náusea, diarreia, placas vermelhas pelo corpo.
Se você suspeitar que é alérgico a camarão, consulte um médico alergista, para ter orientações quanto ao plano de ação, medicamentos como anti-histamínicos, até adrenalina auto injetável.
As canetas de adrenalina autoinjetáveis são prescritas para pessoas que têm histórico de alergias graves ou anafilaxia. São projetadas projetada para que a pessoa possa injetar em si mesma a adrenalina, se necessário, em caso de reação alérgica grave.
É importante seguir as instruções do seu alergista sobre como usar a caneta corretamente.
LEIA TAMBÉM: Repelente x Protetor solar: qual aplicar primeiro?