Conheça a importância de nomear e validar os sentimentos da criança
Validar os sentimentos de uma criança é uma parte crucial do seu desenvolvimento emocional e psicológico. Isso envolve reconhecer, aceitar e valorizar as emoções que a criança está experimentando.
É fundamental que as crianças entendam que todas as emoções são validas, bonitas e dignas. Não há nada de errado com nenhuma emoção, inclusive a raiva e a tristeza.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
Aqui estão algumas práticas eficazes para validar os sentimentos de uma criança:
1) Dedique atenção total à criança quando ela está expressando seus sentimentos. Isso significa fazer contato visual, abaixar-se para ficar na altura dela e mostrar que você está ouvindo.
2) Repita ou parafraseie o que a criança disse para mostrar que você entende. Por exemplo, “Você está se sentindo triste porque seu brinquedo quebrou”.
3) Nomeie as emoções. Você pode dizer por exemplo: “você está frustrado porque precisamos ir embora do parquinho”.
4) Aceite a emoção sem julgamentos. Mostre à criança que todos os sentimentos são aceitáveis, mesmo os negativos. Evite minimizar ou ignorar os sentimentos dela.
5) Coloque-se no lugar da criança, mostrando que você também teria essa mesma emoção se tivesse acontecido com você. “Eu entendo que você está com raiva porque teve que parar de brincar, eu também fico chateada quando preciso parar alguma coisa que eu gosto muito de fazer.”
6) Explique que todos têm sentimentos, inclusive você (pai/mãe) e que é normal sentir-se triste, zangado ou frustrado às vezes. “Todo mundo sente medo de vez em quando. Não tem problema sentir isso. Eu também fiquei com medo na primeira vez que andei de montanha-russa.”
7) Seja modelo de regulação emocional da criança mostrando como você lida com seus próprios sentimentos de forma saudável. “Estou me sentindo estressado agora, vou fazer uma pausa e respirar fundo”.
8) Ensine técnicas de regulação emocional, como respiração profunda, contar até dez ou falar/desenhar sobre os sentimentos.
LEIA TAMBÉM: Meu filho perdeu um dente de leite antes da hora: o que devo saber?
Validar os sentimentos da criança não só fortalece o vínculo entre vocês, mas também ajuda a desenvolver a inteligência emocional dela, promovendo uma autoestima saudável e habilidades sociais importantes.