6 perguntas mais frequentes para o dentista! Confira as respostas aqui!
1- Todo mundo precisa tirar os cisos?
R: Não! Os cisos são extraídos quando não há espaço adequado para nascerem. De maneira que sua higiene seja possível e que não atrapalhe em nada os dentes ou estruturas vizinhas. Fora isso, se há espaço no arco e a erupção deles segue de forma tranquila, não há porque removê-los.
2- Clareamento dental danifica os dentes?
R: Não! O clareamento dental quando realizado por um profissional, utilizando gel clareador adequado para cada caso não danifica em absolutamente nada a estrutura do esmalte dos dentes. Mas atenção: receitas caseiras que utilizam bicarbonato, carvão, etc… danificam a estrutura do esmalte e não devem ser utilizadas.
3- Devo eliminar os doces para não ter cárie?
R: Não, mas você deve ficar atento ao consumo excessivo! E sempre que se alimentar, se possível, fazer a higiene correta dos dentes. A ingestão de açúcar é o principal fator de risco alimentar para a formação de cárie dentária.
Uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer muito para a formação das cáries. Esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. O ideal é fazer a correta higiene após consumi-los.
4- Qual escova de dentes é a melhor?
R: Não existe uma resposta específica para essa pergunta. Depende de cada caso. Por exemplo, se você é um paciente que acaba pesando a mão na hora da escovação, é importante pensar em uma escova com cerdas mais macias para que você não danifique os dentes e gengivas.
Dependendo do tamanho da abertura da sua boca, escovas muito grandes podem atrapalhar na higiene dos dentes de trás. O ideal é que o profissional te indique uma boa escova para o seu caso: Mas vale uma regra: cerdas macias são sempre melhores para evitar danos principalmente nas gengivas.
5- Devo usar fio dental todos os dias?
R: O fio dental complementa de maneira importante a higiene dos dentes e gengivas, contribuindo muito para a saúde bucal. O ideal é que se use a cada refeição ou então no mínimo uma vez ao dia. Pacientes que possuem espaços entre os dentes, onde mais se acumulam alimentos, não devem abrir mão do uso do fio!
6- De quanto em quanto tempo devo marcar consulta com meu dentista?
R: No mínimo 1 vez ao ano, mas penso sinceramente que o ideal é que o paciente tente se organizar para ir de 6/6 meses. Porém, se você tem alguma doença da gengiva e faz acompanhamento com o especialista, pode ser que ele determine um espaço de tempo mais curto entre essas revisões, classificando o número de retornos de acordo com a sua real necessidade.
Por isso, novamente, essa é uma avaliação individual, que é difícil aplicar-se uma regra para todos. Dependendo da incidência de cárie, da condição gengival e de algum acompanhamento específico, essas consultas podem ser necessárias em menores intervalos.
LEIA TAMBÉM: O que é Fibromialgia? Saiba identificar os sintomas da doença