Ácido hialurônico nas articulações: saiba como é aplicado e as indicações

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

Algumas doenças das articulações, como Artrite Reumatóide e Osteoartrite (ou artrose), cursam com inflamação e desgaste da cartilagem intra-articular, causando dor, rigidez e redução da amplitude de movimento daquela articulação.

O acido hialurônico de uso intra-articular é uma substância viscosa, com benefícios de lubrificação e analgesia, que pode ser injetado diretamente dentro da articulação acometida, por meio de imagem guiada por ultrassonografia em tempo real.

LEIA TAMBÉM: Como deve ser o quarto do alérgico? Veja os cuidados

Esta modalidade de tratamento, conhecida como Viscossuplementação, pode entregar resultados muito satisfatórios em casos de artrites e artroses de articulações, como: ombro, joelho, quadril e tornozelo.

Dentre os benefícios do Ácido Hialurônico intra-articular, podemos citar:

melhora da lubrificação e do atrito da articulação, que ficaram comprometidos pelo processo inflamatório;
modulação da dor através da redução de substâncias inflamatórias;
redução da rigidez articular;
melhora da amplitude de movimentos;

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

E o melhor de tudo é que esta infiltração, por ser um procedimento minimamente invasivo, pode ser realizada de forma segura em consultório, sem necessidade de internação, sem cortes e sem necessidade de repouso.

Procure a ajuda de um especialista em dor e viva com mais qualidade de vida!

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi