Afinal, como os alinhadores conseguem corrigir os dentes?
Muita gente se pergunta como uma “placa de plástico” como os alinhadores são capaz de corrigir a posição dos dentes. De fato, essa pergunta sem dúvidas também foi recorrente entre os Ortodontistas, mas pudemos ver, no dia a dia, que os alinhadores realmente funcionam e revolucionaram a especialidade nos últimos anos.
A resposta é bem simples: o material é feito com tecnologia de ponta para garantir uma movimentação mais eficiente dos dentes, após diversos estudos e alto investimento.
A empresa mais famosa do setor desenvolveu uma tecnologia de nome SmartTrack que oferece total adaptação para cada paciente com seu material de alta capacidade elástica e precisão. Os alinhadores são construídos em impressoras 3D, e a tecnologia ainda conta com acessórios para a movimentação que são desenhados por um software para cada tipo de movimentação desejada e transferidas de maneira precisa para a boca do paciente, através de resinas coladas na superfície dos dentes. Essas resinas interagem com o alinhador para promover a movimentação dos dentes e são os substitutos dos braquetes metálicos.
A tecnologia citada foi desenvolvida após investimentos de 1 bilhão de dólares e o objetivo principal é oferecer mais previsibilidade e controle em relação aos resultados do tratamento – além de uma maior velocidade.
Com o auxílio de um scanner especialmente desenvolvido para o sistema, o dentista vai obter uma imagem em 3D da sua estrutura dentária. Assim, este método dispensa aqueles moldes de gesso antigos e desconfortáveis utilizados na confecção dos aparelhos convencionais.
Depois da avaliação inicial do ortodontista, será solicitado, ao paciente, fotografias, radiografias e outros exames para que seja elaborado o plano de tratamento. Findada essa etapa, o ortodontista utiliza um software também desenvolvido exclusivamente para este sistema, onde realiza todo o planejamento, recebe simulações do que foi solicitado, realiza os devidos ajustes até que fique completamente satisfeito com a simulação do resultado final. Após todo esse planejamento minucioso o caso é aprovado para que os alinhadores sejam confeccionados
Esse software foi criado a partir de dados de mais de 5 milhões de pessoas, de modo a oferecer um ajuste muito fino e preciso das mudanças a serem efetuadas nos dentes. Porém, vale sempre destacar que quem comanda as movimentações é o ORTODONTISTA. A empresa respeita todo o planejamento decidido pelo profissional e, mesmo que o planejamento esteja errado ou inadequado, a decisão de aprová-lo ou não é sempre do dentista. Portanto, como ocorre com qualquer tipo de aparelho ortodôntico, o responsável pela condução do tratamento e resultado é sempre o profissional que planejou e conduziu o caso.
O tratamento com os alinhadores não são feito apenas com um, mas sim com uma série de alinhadores. Funciona assim: você recebe os alinhadores gradativamente fazem a troca no conforto de casa no prazo determinado pelo seu Ortodontista: geralmente varia de 7, 10 a 14 dias. Os alinhadores realizam a movimentação planejada e cada um deles é produzido para uma etapa do tratamento. Vale lembrar que o acompanhamento profissional é indispensável, mesmo que as trocas possam ser feitas por você em casa. Para cada 0,25 mm de correção 1 alinhador é confeccionado. O tempo de uso ao dia deve ser de 22 h.
Após a conclusão do tratamento, se os resultados esperados não forem 100% alcançados, o profissional pode solicitar novos conjuntos de alinhadores, para que se faça uma segunda etapa, um refinamento do resultado.
Nas próximas colunas vamos conversar um pouquinho sobre as indicações e se os alinhadores conseguem tratar todos os tipos de problemas! Até lá!