Alzheimer: conheça os benefícios da atividade física
Caminhar, correr e nadar: atividades que combatem o Alzheimer
O Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que está associada à deterioração progressiva da memória e de outras funções cognitivas. E a atividade física regular desempenha um importante papel na manutenção da saúde cerebral, bem como, na redução do risco de desenvolvimento dessa doença tão debilitante. Por isso, pratique exercício físico!
LEIA TAMBÉM: Covid pode causar sensação olfativa fantasma? Saiba o que é e como identificar
Caminhada, corrida e natação são ótimos! Aumentam o fluxo de sangue para o cérebro, o que é essencial para a saúde das células cerebrais. Esse aumento no fluxo sanguíneo ajuda a promover a neurogênese, ou seja, a formação de novas células e a fortalecer as conexões sinápticas, fundamentais para a comunicação eficiente entre os neurônios.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Dessa forma, a atividade física regular contribui para a preservação da função cognitiva e pode retardar a progressão dos sintomas do Alzheimer, entendeu?
Além disso, o exercício físico é conhecido por seu impacto positivo na redução do estresse e da ansiedade, fatores que podem acelerar o declínio cognitivo em indivíduos predispostos ao Alzheimer.
Sem falar que níveis mais baixos de estresse e ansiedade faz com que o cérebro seja menos exposto a fatores prejudiciais à sua saúde a longo prazo, contribuindo para um ambiente mais propício à manutenção da cognição.
Por fim, quero destacar que a atividade física também ajuda no controle de fatores de risco associados ao Alzheimer, como hipertensão, diabetes e obesidade. A gestão eficaz desses fatores através de uma rotina de exercícios pode diminuir significativamente a probabilidade de desenvolvimento da doença.
Além disso, atividades que combinam exercícios físicos e mentais, como a dança e esportes que exigem estratégia, proporcionam um duplo benefício, estimulando tanto o corpo quanto a mente.
Agora você entende um pouco melhor como a atividade física é poderosa aliada na luta contra o Alzheimer?