Como estimular o desenvolvimento do seu filho através da Disciplina Positiva?
A Disciplina Positiva é baseada na filosofia e nos ensinamentos de Alfred Adler e Rudolph Dreikurs e se baseia no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza, sem utilizar de punição, castigo ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, oferecendo ferramentas para nos ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos mais saudáveis. A DP, como é carinhosamente chamada, tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes a se tornarem responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.
A Disciplina Positiva tem 5 Pilares:
1) Conexão: Ajuda a criança a se sentir conectada – sentir que ela é aceita. Pesquisas recentes atestam que as crianças são “programadas” desde o nascimento para estabelecerem conexões com os outros, e que crianças que se sentem conectadas à sua comunidade, família e escola tendem a apresentar menos comportamentos inadequados. Então quando o seu filho demonstrar alguma emoção, seja empático, conecte-se com ele e valide seus sentimentos. Exemplo: “Filho, eu sei que você está triste porque vamos embora do parquinho, eu também ficaria triste se eu tivesse que sair quando estivesse me divertindo. Vamos balançar mais 10 vezes antes de irmos?”
2) Encoraja o respeito mútuo (firme e gentil) – Para você respeitar o seu filho, você não precisa se anular, e para você se respeitar, não precisa desrespeitar o seu filho. Exemplo: Quando a minha filha grita comigo por algum motivo, eu respondo para ela: “Eu não gosto que gritem comigo, você pode falar de novo num tom de voz mais baixo?” – você expressa isso, sem precisar gritar e sem brigar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) Ensina habilidades de vida: as crianças precisam desenvolver habilidades de vida ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem resolvidos, conscientes, felizes e contribuintes para o bem de sua comunidade.
A DP foca na solução, resolução de problemas e cooperação. Se a criança machucou um colega sem querer ou por querer, ao invés de mandarmos ela dar desculpas, podemos perguntar: “Parece que o coleguinha se machucou, o que ajudaria ele agora? Um gelo, um abraço?”. Ou outro exemplo: quando a criança derrubar leite no chão ao invés de brigar com a criança (que deixa ela com sentimento de inadequação), pergunte: “derramar o leite pode acontecer, mas o que podemos fazer para limpar? Acha que um pano ajudaria?”
4) Encoraja autonomia e “eu sou capaz”: incentiva a criança a se sentir capaz. Ao invés de dizer: “Cuidado com essa jarra de vidro!”, você pode dizer: “Segura bem firme que é de vidro.”
5) É efetiva a longo prazo, e não punitiva: A punição faz a criança parar o comportamento somente naquele momento, e na frente de quem pune. Na educação respeitosa, a criança entende o porquê de certos comportamentos não serem aceitos na nossa sociedade. Queremos filhos que parem no sinal vermelho porque se avançarem podem machucar alguém ou se machucar, e não porque podem ser punidos com uma multa.
A DP também nos ensina que os “erros são ótimas oportunidades de aprendizagem”. Todos aprendemos observando. Os adultos e crianças podem e irão errar, mas aprenderão ferramentas para reparar seus erros e focar em soluções.
Por fim, quando usamos a Disciplina Positiva o dia se torna mais harmonioso, sendo mais prazeroso se relacionar com todos os que nos cercam.
Que tal começarmos agora?