Conheça 4 grandes avanços tecnológicos da odontologia
Os avanços da tecnologia têm favorecido todas as profissões da área da saúde. O setor odontológico, tanto em ambiente de consultórios quanto nos laboratórios e clínicas radiológicas, tem vivido uma era de enorme evolução.
LEIA TAMBÉM: Me lesionei no treino: o que devo fazer?
As especialidades contam cada vez mais com a colaboração e precisão da era digital, tornando os tratamentos mais avançados, seguros e confortáveis.
Listamos abaixo 4 avanços tecnológicos e como eles impactam em cada especialidade:
1- Escaneamento intra oral: é um método de reprodução em 3D, que filma e digitaliza a boca do paciente em um modelo virtual, em imagens de altíssima qualidade. Utilizado para diversas especialidades, é uma cópia fiel e precisa, que elimina o desconforto das antigas moldagens.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Suas principais indicações são para tratamentos ortodônticos/ortopédicos (confecção de aparelhos e alinhadores) e para prótese dentária, permitindo a moldagem de preparos para coroas protéticas.
2- Tecnologia CAD/CAM: O CAD refere-se ao Desenho Assistido por Computador, que envolve a criação de modelos digitais tridimensionais de estruturas dentárias e restaurações. Isso é feito usando softwares especializados que permitem aos dentistas projetar com precisão próteses, coroas e outras peças personalizadas para cada paciente.
Por outro lado, o CAM, ou Manufatura Assistida por Computador, trata da produção dessas peças com base nos modelos digitais criados pelo CAD. Isso inclui processos como fresagem de materiais como cerâmica ou metal para criar restaurações dentárias precisas e de alta qualidade.
Essas duas tecnologias oferecem vantagens significativas, como maior precisão nos procedimentos, redução do tempo de tratamento e melhor adaptação das próteses aos dentes dos pacientes. Essa abordagem digital também permite uma comunicação mais eficiente entre o dentista e o laboratório de prótese, resultando em resultados finais mais satisfatórios.
3- Guias cirúrgicos: Existem diferentes guias cirúrgicos na Odontologia: para cirurgia de gengivas, instalação de implantes, cirurgias ortognáticas.
O guia cirúrgico é um tipo de molde feito de acrílico ou acetato que auxilia no posicionamento das fixações do implante dentário, do recorte gengival ou orientando a movimentação óssea planejada virtualmente na cirurgia ortognática.
4- Alinhadores ortodônticos: confeccionados após o planejamento virtual das movimentações desejadas, uma sequência de alinhadores são entregues aos pacientes que podem inclusive realizar o acompanhamento de maneira virtual, quando necessário. As idas ao consultório podem ser realizadas com intervalos maiores. Porém é fundamental que o especialista conduza o planejamento e acompanhamento.
Todas essas tecnologias trouxeram precisão e avanços importantes para os melhores resultados na Odontologia, minimizando erros e facilitando a comunicação interdisciplinar.