Dor lombar: causas e tratamentos
A dor lombar é uma queixa muito comum, sendo considerada uma das principais causas de incapacitação em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 7 em cada 10 pessoas sentirão essa dor em algum momento de sua vida. Cerca de 90% dos pacientes recuperam-se espontaneamente no período de 4 a 7 semanas. Mas, apesar da recuperação relativamente rápida, há tendência de recorrência dos sintomas dolorosos, sendo que mais de 50% dos pacientes com episódio agudo de lombalgia apresentarão um novo episódio dentro de 1 ano.
# CAUSAS DE DOR LOMBAR:
Inúmeras causas podem estar envolvidas na origem da dor lombar, como, por exemplo:
– HÉRNIA DE DISCO: o disco que separa as vértebras e garante o “amortecimento” do impacto entre elas pode se descolar e acabar comprimindo os nervos próximos, causando uma DOR NEUROPÁTICA. De modo geral seu tratamento não é cirúrgico, envolvendo: medicações, fisioterapia, mudanças no estilo de vida, controle do peso, melhoria da postura e da qualidade do sono.
Infiltrações na coluna guiadas por Raio-X também auxiliam demais as medidas citadas acima, promovendo um alívio mais eficaz e duradouro da dor, além de poderem contribuir para a “reversão” da hérnia de disco.
Há apenas algumas situações em que o tratamento da hérnia de disco pode ser cirúrgico, como: dor refratária ao tratamento conservador; presença de alteração de força motora nos membros superiores ou inferiores; e Síndrome da Cauda Equina, condição em que uma hérnia volumosa causa compressão das raízes nervosas terminais, gerando fraqueza nas duas pernas e incontinência urinária e fecal.
Mas, além da herniação, o disco também pode se desidratar e “adoecer”, causando dor mesmo sem se deslocar, conhecida como DOR DISCOGÊNICA. A diferenciação entre elas é fundamental, pois os tratamentos são diferentes!
– OSTEOARTROSE: representa o desgaste das articulações que ocorre com o avanço da idade, causando um processo inflamatório e dor. As vértebras da coluna se articulam umas com as outras para que possamos realizar os diversos movimentos, como abaixar, levantar e rodar o tronco de um lado para o outro. Essas articulações são chamadas de ARTICULAÇÃO FACETÁRIA ou INTERAPOFISÁRIA e também estão sujeitas à inflamação, assim como qualquer articulação do corpo, causando um tipo de dor específica na coluna.
– SÍNDROME MIOFACIAL: sobrecarga da musculatura decorrente de esforço físico excessivo, postura incorreta ou obesidade. Esta dor geralmente é referida para outros locais como o quadril ou os membros inferiores, podendo gerar confusão no diagnóstico caso o paciente não seja adequadamente avaliado.
– OUTRAS CAUSAS: infecções, sacroileítes, tumores e metástases.
Atenção!!! A obesidade, o sedentarismo, erros de postura e perda de massa muscular são fatores que contribuem para o surgimento de dor lombar e podem ser evitados!
Como vimos, existem várias causas que podem estar envolvidas no surgimento da DOR LOMBAR, e não apenas as famosas “hérnias de disco”. Isso explica a importância de uma avaliação médica cuidadosa e detalhada, pois o sucesso do tratamento depende de um diagnóstico correto!