Educar por medo ou respeito? Entenda a diferença e o que funciona melhor

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Psi. Renata Bedran

Muitos pais acham que seus filhos devem lhes obedecer cegamente, e para isso usam do seu poder (por serem maiores, mais fortes, adultos) para intimar os filhos (seja gritando, ameaçando, punindo, castigando e até mesmo, infelizmente, usando da violência física).

Vou citar aqui alguns dos motivos do porquê educar por medo não é melhor opção para o futuro das nossas crianças:

a) Quando a criança tem medo de você, ela concorda com o que você quer ou para o comportamento desafiador por medo, mas ela não compreende ou aceita realmente as normas.

b) O sentir medo pode causar estresse, ansiedade e ressentimento, prejudicando o bem-estar emocional da criança.

c) Pode não ser sustentável a longo prazo, pois as crianças, principalmente quando crescem e ficam do tamanho dos pais, podem resistir, reagir de volta, ou buscar maneiras de evitar as consequências temidas.

d) Funciona somente na presença do adulto que impõem medo. Ex: se o filho apanha do pai, ele tem medo do pai e obedece quando o mesmo está junto. Já na escola, ele “toca o terror” porque sabe que ele não irá apanhar, pois é proibido bater.

Já quando educamos por respeito:

a) As crianças têm um entendimento mais profundo das razões por trás das regras e normas.

b) Pode contribuir para o desenvolvimento de valores, responsabilidade e autocontrole

c) Gera um ambiente mais positivo e saudável.

Estabelecer limites claros e regras, explicando as razões por trás delas e encorajando o diálogo é fundamental para educarmos nossas crianças. O respeito mútuo, a comunicação aberta e a construção de um ambiente positivo podem facilitar uma educação mais eficaz e duradoura.

Para finalizar, fica aqui algo para reflexão: você quer criar filhos que escolhem parar no sinal vermelho com medo de serem punidos por uma multa, ou porque eles têm consciência de que se ultrapassarem o sinal vermelho podem atropelar alguém?

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Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran