Existe posição ideal para dormir? Veja o que diz especialista

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

Já aconteceu de você acordar, depois de horas de sono, com dores nas costas? Não é raro essa queixa dos pacientes e por isso quero deixar algumas dicas sobre a melhor posição a ser adotada durante o sono.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Algumas posições podem ser prejudiciais à saúde da coluna vertebral durante muitas horas de sono, sendo importante conhecer as posições mais adequadas para se alcançar o descanso desejado durante o sono, sem comprometer a ergonomia da coluna vertebral.

LEIA TAMBÉM: Dicas para desenvolver a empatia nos seus filhos

AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS VALIOSAS

1. Procure deitar-se de lado, com um travesseiro no pescoço e outro travesseiro mais fino entre as pernas, na altura dos joelhos flexionados. Esta é considera a posição ideal durante o sono!

2. Evite deitar-se de bruços! Porém, caso opte por esta posição, evite travesseiro sob a cabeça, ou use apenas um travesseiro baixo e macio e coloque também um travesseiro embaixo do abdome para reduzir a extensão da coluna.

3. Evite dormir de barriga para cima, mas caso necessário, coloque um travesseiro sob o pescoço e uma almofada embaixo dos joelhos de modo que fiquem levemente flexionados e, desta forma, não sobrecarregue a coluna.

4. Fique atento também se o seu travesseiro possui altura ideal para o seu biotipo! O ideal é que ele preencha de forma adequada a distância entre o pescoço e o ombro, não sendo excessivamente baixo nem alto, de modo a manter o pescoço em uma posição neutra.

5. A qualidade do colchão também é importante! O ideal é o colchão de densidade média, evitando aqueles muito macios ou duros demais.

Coloque em prática essas dicas e tenha um bom descanso com uma ótima noite de sono!

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi