Fertilidade masculina: idade também é fator limitante para a paternidade
A fertilidade masculina apresenta uma importante diferença em relação à feminina: os homens produzem espermatozoides até o fim da vida, ao contrário das mulheres, que já nascem com todos os óvulos que vão liberar até a menopausa, não havendo renovação dos mesmos, que sofrem redução de quantidade e qualidade significativa ao longo dos anos.
LEIA TAMBÉM: Vitamina D – o que é? E quais os níveis recomendados?
Porém, isso não quer dizer que a idade não cause impactos sobre a fertilidade masculina, embora de forma mais tardia.
O andrologista da equipe do Instituto de Medicina Reprodutiva, Dr. José Augusto Almeida, explica que a ação do tempo afeta a capacidade reprodutiva dos homens porque as células responsáveis por essa função também passam por um processo de envelhecimento ao longo do tempo, o que compromete a qualidade dos gametas e pode afetar as chances de fecundação e de uma futura gravidez saudável.
O conhecimento desse impacto da idade masculina sobre a fertilidade é importante para que o homem também fique atento ao tempo e ao relógio biológico.
SAIBA MAIS:
– A partir dos 40 anos, a queda da fertilidade masculina está relacionada à redução da qualidade do líquido seminal, diminuição do número de espermatozoides e aumento da prevalência da disfunção erétil.
– A partir dos 40 anos, também há risco aumentado de doenças que afetam a produção da testosterona, hormônio fundamental para a fertilidade masculina.
– Pesquisas indicam que indivíduos com mais de 45 anos apresentam uma probabilidade 14% maior de terem filhos prematuros.
– Acima dos 50, há um risco 28% mais elevado de o recém-nascido precisar ficar um período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Além da idade, outro fator que causa impacto relevante na saúde reprodutiva masculina é o estilo de vida. Hábitos como tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas, alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e alterações no padrão do sono podem prejudicar a qualidade dos espermatozoides, levando à infertilidade.
Adotar hábitos saudáveis de vida, assim como realizar uma suplementação adequada de vitaminas e minerais é fundamental para aumentar o sucesso nas tentativas de engravidar.
É importante que os homens consultem o andrologista, especialista responsável por cuidar da saúde sexual e reprodutiva do homem para realizarem seu planejamento reprodutivo com segurança.