Mitos e verdades sobre as estatinas; o que são e para que servem

As estatinas são medicações utilizadas para tratamento do colesterol alto. Quando bem indicadas, seus benefícios para a saúde são incalculáveis.

Mas desde o seu lançamento, há anos, sempre se falou muito sobre seus efeitos colaterais e muita coisa foi atribuída a essa medicação sem nenhum fundamento.

Se fizermos uma busca na internet sobre as estatinas, vamos achar de tudo, muita informação sem nenhum respaldo científico, muitas vezes atrapalhando o tratamento de pacientes que infelizmente acreditam nessas colocações soltas no mundo virtual. Sempre busquem informações com seu especialista de formação de confiança.

Vamos a alguns mitos: estatina não aumentam demência, podendo até proteger, uma vez que age contra as obstruções vasculares. Não aumenta problemas renais.
Verdades: Protege quanto as doenças cardiovasculares, pode levar a mialgia (dor muscular) em 2 a 10% dos pacientes.

No geral, as estatinas são consideradas altamente eficazes e geralmente seguras, com efeitos colaterais principalmente relacionados ao músculo. O uso de estatinas para controle do colesterol e prevenção cardiovascular já está bem estabelecido e sua indicação é baseada em uma estratificação de risco que determina a meta de colesterol individualmente.

Antes de usar ou parar qualquer medicação converse com seu Cardiologista e discuta os riscos e benefícios.

LEIA TAMBÉM: Prevenção do abuso sexual infantil: cuidado com as crianças nas festas de final de ano!