Mordida aberta: saiba o que é e por que tratá-la na infância

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

A mordida aberta anterior é quando há a uma abertura entre os dentes da frente, no sentido vertical. Isso quer dizer que os dentes superiores não cobrem os inferiores e que ainda há um espaço bastante visível entre esses dentes.
O que causa a mordida aberta?

Alguns autores acreditam que as forças geradas durante a deglutição e a fala sejam capazes de provocar a alteração da forma das arcadas dentárias. Outra causa se refere às adenoides e amigdalas aumentadas, sendo essas a causa mais comum de uma obstrução nasal e, consequentemente, respiração bucal em crianças.

Essa obstrução pode obrigar a língua a se manter em uma posição projetada para permitir uma melhor respiração podendo causar mordida aberta em alguns casos.

LEIA TAMBÉM: Qual a relação do sexo oral e o câncer de boca?

A grande maioria dos estudos das causas da mordida aberta concorda que geralmente são causadas por hábitos que permanecem após a correção de um hábito deletério (chupar dedo ou chupeta, por exemplo) quando paciente mantém a postura incorreta da língua durante repouso.

Acredita-se que uma pressão suave, porém contínua, exercida pela língua contra os dentes seja capaz de movimentá-los, produzindo efeitos significativos. Se um paciente tem uma postura anterior de repouso da língua, a duração dessa pressão, mesmo que muito leve, pode interferir no processo de erupção ou movimentar os dentes anteriores, resultando em mordida aberta.

*VALE FICAR ATENTO*

A infância é a melhor fase para tratamento e correção da mordida aberta. A causa deve ser removida e tratada o mais cedo possível para que as consequências não atinjam tanto os ossos da face e prejudiquem seu crescimento e desenvolvimento.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O tratamento muitas vezes é multidisciplinar e deve envolver alguns profissionais: o Ortodontista, um fonoaudiólogo (que tratará a fala, a deglutição, a posição da língua etc..) e um Otorrinolaringologista, para os casos onde há obstrução nasal.

Entendendo que não há sucesso quando tratamos só as consequências mas também o que veio a causar o problema, os profissionais necessários devem ser acionados para que as causas sejam reconhecidas e tratadas o mais cedo possível.

A dificuldade na obtenção de resultados estáveis para a correção da Mordida aberta pode ser justificada a partir do desconhecimento de sua verdadeira causa. A postura da língua em repouso não é muito considerada nos tratamentos e algumas evidências sugerem que a postura da língua pode ser um dos mais importantes fatores. Portanto, ela deve ser analisada e tratada quando é anormal.

O tratamento precoce aumenta as chances do problema não evoluir de maneira mais grave, e evita que ocorram deformidades nos ossos, evitando também cirurgias no futuro. Esta má oclusão requer dos profissionais uma intervenção imediata, após os 5 anos de idade, pois quanto mais precoces forem o diagnóstico e o tratamento, melhores, mais rápidos e mais estáveis serão os resultados

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto