O que é o marcapasso e para que serve?
O marcapasso é um pequeno aparelho implantado perto do coração que tem o objetivo de monitorar e controlar os batimentos cardíacos. É um dispositivo eletrônico com tecnologia há muito tempo consolidada.
O seu uso é indicado para situações que alteram os batimentos cardíacos como a bradicardia (quando o coração bate lentamente), algumas condições que o coração apresenta batimentos irregulares ou ainda com batimentos fracos.
A cirurgia de implante do marcapasso costuma ser simples e pode ser feita com anestesia geral ou com anestesia local associada a sedação. Na maioria das vezes é realizada uma pequena incisão no ombro, para atingir a veia subclávia, que está localizada na região superior do tórax e nesse vaso sanguíneo, é colocado um fio até chegar ao ventrículo direito do coração, onde é implantado o eletrodo. O outro lado do fio é ligado a um gerador de impulsos elétricos, que ficará sob a pele do paciente. Em geral, o paciente tem alta no dia seguinte.
Existem algumas situações, como, por exemplo, após uma cirurgia cardíaca, onde se utiliza um marcapasso provisoriamente apenas até alguma condição aguda ser resolvida. Mas quando se tem uma doença crônica, o seu implante é definitivo.
Muitas vezes a pessoa quando recebe a indicação de implante de marcapasso sente medo porque sempre que algo envolve o coração esse sentimento aparece, mas como explicado acima, o procedimento é um mais tranquilo do que na maioria das vezes se imagina.
A indicação de um marcapasso é feito por um médico especialista. Deixe sempre o seu Check up em dia.