Pacientes com doenças de gengiva podem usar aparelho?
A Ortodontia visa o estabelecimento do alinhamento dental e o estabelecimento de uma oclusão (mordida) adequada e funcional. A periodontia é a especialidade da Odontologia que cuida das gengivas e de todas as estruturas de suporte dos dentes (gengiva, ossos, ligamentos..).
LEIA TAMBÉM: Música alta em festas? Especialista explica os perigos para a audição
Muitos pacientes que apresentam doenças na gengiva, seja esta uma inflamação ou já um quadro mais grave, que pode resultar em perda do osso e consequentemente perda dos dentes, se perguntam se podem usar aparelho nos dentes. E a resposta é sim! Mas atenção: a doença deve estar INATIVA! O que é seria isso?
A periodontite é uma doença que afeta o conjunto de tecidos que sustentam e nutrem o dente na cavidade bucal, chamado de periodonto. Tal problema deve ser tratado com um especialista até que se estabeleça novamente a saúde dos tecidos que suportam o dente.
Dizer que a doença está inativa, quer dizer que o dente está livre de inflamações e a doença está devidamente controlada.
Um paciente com doença periodontal deve ser monitorado com consultas periódicas. O espaço de tempo entre essas consultas será determinado pelo especialista podendo variar de acordo com a gravidade do caso.
Pacientes que apresentam doença periodontal e que necessitam de tratamento ortodôntico para corrigir a posição dos dentes devem passar por avaliação prévia com o especialista que determinará se a doença está devidamente controlada. Os dois profissionais, Periodontista e Ortodontista devem fazer o acompanhamento regular do caso para garantir o sucesso do tratamento.
É possível executar movimentos ortodônticos em pacientes com comprometimento periodontal, desde que previamente tenha sido realizado o tratamento para controle da doença, e desde que o paciente apresente uma boa higiene bucal, as gengivas tenham um aspecto saudável e sem sangramento.
Atualmente, com a evolução do tratamento ortodôntico com alinhadores o tratamento ficou mais favorável devido a possibilidade de melhor higienização dos dentes. A ausência de fios metálicos e braquetes trouxe a possibilidade de maior controle das doenças da gengiva, facilitando de maneira significativa a higienização.
O Ortodontista deve levar em consideração o quadro de saúde periodontal do paciente e ajustar a mecânica e as forças ortodônticas de maneira individualizada. Portanto a movimentação de dentes em pacientes com doenças da gengiva é viável, porém o tratamento deve ser planejado e executado de maneira multidisciplinar e com os cuidados individualizados para cada caso.