Pasta de carvão ativado? Conheça 5 mitos sobre o clareamento dental
A estética dos dentes é cada vez mais valorizada pelos brasileiros. A harmonia das cores pode ser alcançada com diversos procedimentos odontológicos. Um dos mais conhecidos é o clareamento dentário: preferência nacional.
Mas algumas pessoas acabam desistindo do clareamento por influência de alguns mitos que não merecem prosperar. Vamos desmistificar os 5 mais comuns. Veja:
1 – Não é permitido consumir corantes durante o clareamento
Não existe mais a necessidade de ficar sem corantes durante o clareamento dental. A literatura científica revela que, durante o tratamento, não é preciso abdicar do consumo de alimentos com pigmentos como café, vinho tinto, molho de tomate, chocolate, dentre outros. Eles não afetam o resultado do procedimento.
2 – O clareamento enfraquece os dentes
Os dentes não ficam mais fracos com o clareamento dental. Na verdade, eles passam por um processo de desmineralização superficial, que é revertida após o término do tratamento, que pode durar de duas a quatro semanas.
3- O clareamento piora a sensibilidade dos dentes
O clareamento pode aumentar a sensibilidade dos dentes durante o tratamento. Os dentes não ficam sensíveis por longos períodos. A sensibilidade é transitória e dura até poucos dias após o término do clareamento.
4- As pastas de carvão ativado clareiam os dentes
Outra afirmativa falsa! Essas pastas fazem uma abrasão dentária superficial, ou seja: removem os corantes aderidos à superfície através do desgaste dos dentes.
5 – O clareamento caseiro não supervisionado por dentistas, realizado com produtos comprados na internet, não é arriscado
Existem duas maneiras seguras de promover o clareamento dos dentes: em consultório odontológico; e em casa, mas sempre com supervisão especializada de dentista.
O acompanhamento profissional é a única forma de evitar danos a estrutura dental!
LEIA TAMBÉM: Envelhecimento dos dentes: como prevenir e quais os tratamentos