Otimismo: pensar positivo interfere na saúde do seu coração
Otimismo está relacionado a saúde mental e faz bem ao coração. Quem está de bem com a vida tem hábitos mais saudáveis, pratica mais atividade física, faz boas escolhas alimentares, tem menor chance de fumar, a ciência comprova isso.
E nós, já sabemos, que grande parte do risco de desenvolver doenças do coração está ligado a hábitos de vida, logo “pensar positivo” tem reflexo direto na saúde cardiovascular.
Prestar atenção nos aspectos emocionais e mentais da vida é de extrema importância. Você enxerga o copo meio cheio ou meio vazio? A forma com que cada pessoa lida com as questões e traumas do dia a dia podem gerar stress crônico e aumentar o risco cardiovascular, sentimentos não devem ser negligenciados.
O Brasil é considerado um dos países com um dos maiores índices de casos de ansiedade. A preocupação constante e os pensamentos negativos levam inclusive a sintomas físicos como aceleração do coração, taquicardia. Além disso, alteram a qualidade do sono, aumenta o risco de desenvolver hipertensão.
Buscar ajuda profissional para atingir o bem-estar mental é cuidar do coração. Desenvolver a resiliência reduz a reposta ao estresse no organismo, contribuindo para a saúde cardiovascular.
Pensamento e atitude positiva, se ainda não consegue ter essa postura, comece a sua busca agora.
LEIA TAMBÉM: Fortaleça sua coluna vertebral e envelheça com saúde!