Planejamento virtual, tratamento real: novas tecnologias para o sorriso perfeito
Um dos grandes diferenciais do tratamento ortodôntico com alinhadores estéticos é o planejamento virtual. Esse sistema foi desenvolvido primeiramente pela empresa “Align Technology”, em 1998, nos Estados Unidos, e é feito com um “software” que mostra as etapas, movimentos adequados para o tratamento e resultados finais.
Esse “software” chama-se “Clincheck” e a primeira vez que o vi, no Congresso Americano de Ortodontia, queria comprá-lo de qualquer jeito, pois é realmente fantástico e tem aplicação no planejamento de qualquer tipo de tratamento ortodônico! Mas o “Clincheck” não estava e não está à venda, ele é exclusivamente utilizado pela empresa que o criou para fazer o planejamento e a produção do “Invisalign”, o alinhador mais conhecido no mundo e que também tem excelente qualidade. As imagens 3D (virtuais) das maloclusões são manipuladas através desse programa computadorizado que produz uma série de estágios de sucessivas e pequenas movimentações dentárias.
Para cada um destes estágios são construídos modelos estereolitográficos, sobre os quais são confeccionados alinhadores transparentes fielmente adaptados aos dentes. Esses alinhadores devem ser usados sequencialmente pelo paciente durante 14 dias, em média, por isso são numerados de acordo com a evolução do tratamento.
Mas existem, hoje em dia, diversos novos “softwares”, e dentro deles, o profissional conta com todas as análises necessárias para fazer um planejamento preciso e eficaz para o paciente em parceria com outras empresas ou de forma independente. Com eles, consegue verificar se há necessidade de alguma extração de dente para determinado tratamento, analisar a oclusão final do paciente, e principalmente demonstrar o resultado final do procedimento antes mesmo do seu início.
Para o tratamento com aparelho fixo tradicional, o planejamento virtual permite definir o posicionamento dos bráquetes e o planejamento. Já para o tratamento com os alinhadores estéticos, é um processo imprescindível para a confecção das placas. É pura inovação! E quando bem manipulado, pode auxiliar e muito o profissional a fazer um tratamento que ofereça os resultados que o paciente deseja. O paciente vê todas as etapas e o resultado, o que permite ao ortodontista transformar sonhos em pura realidade!