Prevenção do abuso sexual infantil: cuidado com as crianças nas festas de final de ano!

Foto de Psi. Renata Bedran
Psi. Renata Bedran

Muitas crianças são abusadas sexualmente nas festas de final de ano. Algumas possíveis razões para isso incluem: consumo excessivo de ácool (que pode levar a comportamentos irresponsáveis e diminuição da supervisão infantil) e convívio com diferentes familiares, colegas de trabalho e amigos.

A principal medida que podemos tomar para evitar o abuso sexual é a educação e conscientização. Devemos sempre conversar com as crianças sobre seus corpos, consentimento e limites saudáveis. Ensine-as a identificar comportamentos inapropriados e a comunicar qualquer abuso a um adulto de confiança.

Além disso, é importante que elas tenham uma supervisão adequada (deve sempre haver adultos responsáveis presentes durante as festas). Para todos se divertirem, os pais podem alternar a divisão das responsabilidades entre eles para garantir que haja supervisão contínua.

Aqui estão algumas dicas onde devemos ficar atentos, para evitar que seu filho(a) sofra abuso sexual:

1) Durante o sono
É muito comum que as famílias recebam visitas em casa ou sejam visitas na casa de outra pessoa. Nos dois casos é recomendado que as crianças durmam no quarto com os pais.

2) Dentro do carro
Ao dar carona para alguém, fique atento. Muitos abusos acontecem durante o trajeto de viagens ou passeios. O parente ou alguma que recebe a carona acaba aproveitando que está sentado no banco detrás ao lado da criança e aproveita para abusar. Ao dar carona, é recomendado que o pai ou a mãe vá atrás com os filhos.

3) Em momentos de lazer
A maioria dos abusadores cria situações para ficar a sós com a criança a convidando para brincar, andar de bicicleta, fazer um passeio, ir ao mercado.

4) Durante as refeições
O abusador buscar sentar-se ao lado da criança e por baixo da mesa toca nas partes intimas dela ou põe a mão da criança nas partes genitais dela. E sim, é bem ali na “frente de todo mundo”.

5) Dentro de ônibus e avião.
A criança deve sempre se sentar na poltrona ao seu lado, de preferência no lado da janela. Este é o local mais seguro. E não deixe a criança ir ao banheiro do ônibus sozinha.

6) No uso do banheiro
A criança não deve usar o banheiro publico sozinha. Sempre acompanhe seu filho (a) ao banheiro, seja de rodoviárias, aeroportos, parques, postos de gasolina, clube.

7) Em piscinas e praias
Sempre acompanhe a criança durante banho de piscina e praia. Muitos abusadores agem durante esses banhos por baixo d’água.

Para finalizar, é necessário capacitar as crianças para que elas saibam identificar comportamentos inadequados e que aprendam técnicas de autoproteção caso o abuso aconteça, como, por exemplo, gritar “não” ou “pare”e sair correndo para contar para os pais ou adulto de sua confiança.

É importante ressaltar que o abuso sexual é um crime grave e nunca deve ser justificado ou tolerado. O respeito mútuo e a conscientização sobre consentimento são essenciais para prevenir esse tipo de violência, independentemente do contexto ou ocasião.

LEIA TAMBÉM: A importância do filtro solar contra o envelhecimento precoce

Foto de Psi. Renata Bedran

Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran