Quais alimentos devemos evitar após uma cirurgia?

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Os mais antigos já ouviram falar que devemos evitar ‘alimentos remosos’ após procedimentos cirúrgicos. Mas o que são e quais são esses alimentos?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após uma cirurgia nosso corpo necessita ainda mais cuidados para uma adequada recuperação. Independente do tipo de que foi realizado. É muito importante uma alimentação saudável não apenas no pós cirúrgico mas também no preparo antes da realização de cirurgias. Alimentos inadequados podem dificultar o bom funcionamento do corpo, dificultando a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram cirurgias e estão em processo pós-operatório.

Uso de alimentação correta pode ainda ajudar na cicatrização, por exemplo os alimentos ricos em ômega 3, uma gordura saudável que diminui a inflamação e facilita a formação dos tecidos, melhorando a cicatrização das cirurgias.

LEIA TAMBÉM: Menopausa precoce e risco cardiovascular

Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo resultar em algumas consequências para o corpo, sendo ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal, como salsicha, linguiça, biscoitos ou presunto, por exemplo.

Esses alimentos apresentam maiores chances de causar inflamação da pele e, por isso, podem interferir bastante no processo de cicatrização, aumentando as chances de ficar com cicatrizes visíveis ou de desenvolver complicações.

Assim, esses alimentos devem ser retirados da alimentação sempre que se precisa de uma boa cicatrização, como acontece no pós-operatório de cirurgias

Seguem alguns exemplos de alimentos a serem evitados:

1. Refrigerantes;
2. Sucos industrializados;
3. Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
4. Fast food;
5. Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
6. Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, barras de cereal;
7. Xarope de milho;
8. Chocolate;
9. Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo;
10. Comida pronta congelada;
11. Adoçantes artificiais
12. Bebidas alcoólicas;

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização, principalmente da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia. Além disso, os alimentos ricos em vitamina A, como iogurte e couve, fortalecem o sistema imunológico, prevenindo as inflamações e ajudando também na cicatrização.

Para melhorara da cicatrização é recomendado também beber bastante água, já que essa bebida é fundamental para transportar os nutrientes no organismo e melhorar a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização.

Então, independente do tipo de cirurgia a ser realizada, o preparo do organismo é de fundamental importância para sua recuperação.

Converse com o profissional e siga atentamente as orientações!

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim