Quer emagrecer? Conheça esse programa gratuito de 12 semanas
Eu quero me exercitar!
Eu quero ter peso saudável!
Eu quero parar de fumar!
Eu quero me alimentar melhor!
O Sistema Único de Saúde – SUS pode te ajudar! A promessa do Ministério da Saúde – MS é dar resposta a todos esses anseios com o Portal Saúde Brasil criado em 2017 para incentivar e apoiar os brasileiros a terem uma alimentação mais saudável, praticarem atividade física, cultivarem um peso saudável e abandonarem o cigarro. São matérias, receitas, podcasts e vídeos que promovem a qualidade de vida e podem colaborar de maneira significativa para a adoção de hábitos que previnem doenças crônicas não-transmissíveis. Segundo o MS, são semanalmente publicadas matérias que trazem dicas simples que ajudam a encaixar na sua rotina mudanças em favor de uma vida mais saudável. Você encontra, por exemplo, receitas fáceis e nutritivas, sugestões práticas de como se exercitar mesmo nos dias mais cheios, orientações para lidar com a abstinência do cigarro e vários estímulos que podem ajudar a melhorar sua relação com a balança.
E mais! Sabe aquele aplicativo utilizado na comprovação de vacinação da Covid-19, o Conect SUS? Nele você encontra a funcionalidade “Peso Saudável” com um recurso para o autocuidado apoiado, o “Programa de 12 Semanas”. Ainda segundo o MS o Programa pretende contribuir para a promoção da saúde, prevenção e controle de fatores de risco para o desenvolvimento e o agravamento de doenças crônicas e obesidade e disponibiliza recomendações e informações sobre saúde de maneira que os usuários possam incorporar hábitos mais saudáveis em sua rotina que venham auxiliar na manutenção do peso saudável. A ideia é fazer com o que o participante se alimente de maneira adequada e saudável e seja mais ativo fisicamente. Para isso, em cada semana ele receberá orientações e desafios relacionados às duas temáticas, sendo possível registrar os desafios já cumpridos e acompanhar o progresso. Existe ainda a opção de participar das duas partes do Programa juntas (mais recomendada dado o aumento do potencial quando essas duas estratégias são combinadas) ou escolher só uma para iniciar.
A parte da Atividade Física foi elaborada com base no Guia de Atividade Física para a População Brasileira e todo o conteúdo foi proposto e elaborado pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e a Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais, respectivamente, com apoio do DataSUS para o desenvolvimento.
Quanto a atendimento presencial e individualizado, o SUS oferece por meio da atuação das equipes de saúde da família e dos núcleos ampliados de saúde da família e atenção primária (NASF-AP) espalhados por todo o Brasil uma atenção adequada e integral aos indivíduos com sobrepeso, obesidade e fumantes. Para saber onde você pode buscar esse apoio, disque 136.