Saiba como limpar a língua para preservar a saúde bucal

Foto de Dra Letícia Peixoto
Dra Letícia Peixoto

A língua é um órgão importante do corpo humano, que desempenha funções relevantes nos processos de mastigação, deglutição e fala. Enquanto essas funções são desempenhadas, restos de alimentos, células mortas e bactérias se acumulam na Língua, justificando a necessidade de higienização diária da sua superfície.

O hábito de higienizar a língua preserva a saúde bucal, evitando doenças e problemas desagradáveis como o mau hálito. A limpeza com escovação é bastante usual. Recomenda-se, para tanto, o uso de escovas de dentes com cerdas macias, que não machucam a língua.

Mas existe um produto que foi desenvolvido especificamente para esse tipo de higienização: o raspador de língua.

O uso do raspador também é bastante simples e prático. Basta posiciona-lo na parte de trás da língua e puxa-lo para frente, para que a camada de alimentos, células mortas e bactérias acumuladas seja removida. O mercado oferece raspadores produzidos com material plástico e de cobre.

A escolha do raspador de língua ideal, seja de plástico ou de cobre, envolve fatores que vão desde a eficiência na limpeza até questões de sustentabilidade e saúde.

Nesse artigo facilitarei a sua escolha, apresentando alguns critérios:

• Eficácia na limpeza

Tanto os raspadores de plástico quanto os de cobre são eficazes nessa tarefa. No entanto, estudos sugerem que o cobre possui propriedades antimicrobianas naturais, que podem proporcionar uma limpeza mais completa e reduzir a carga bacteriana na boca.

• Durabilidade e sustentabilidade

Os raspadores de cobre são mais caros, mas muito mais duráveis do que os plásticos.Se bem cuidado, um raspador de cobre pode durar uma vida inteira. Isso gera, a longo prazo, mais economia, além de benefícios ambientais decorrentes da redução de resíduos plásticos.

• Saúde e segurança

Do ponto de vista da saúde, o cobre é mais vantajoso, por ser um metal resistente ao desenvolvimento de mofo e bactérias, que possui propriedades antimicrobianas.

No entanto, é importante certificar se o cobre é puro e livre de contaminantes, pois metais de baixa qualidade podem conter impurezas nocivas.

Os raspadores de plástico não apresentam as mesmas propriedades antimicrobianas do cobre. Eles podem liberar substâncias químicas nocivas, especialmente quando o plástico não possui boa qualidade ou é exposto a altas temperaturas.

• Conforto e usabilidade

Os raspadores de plástico tendem a ser mais leves e confortáveis, especialmente para o manuseio de crianças ou pessoas com sensibilidade na boca. Eles também são menos propensos a causar desconforto e pequenos cortes na língua, se usados incorretamente.

Os raspadores de plástico e de cobre possuem vantagens e desvantagens, que podem analisadas, considerando as características, e as preferências pessoais do usuário.

Em síntese, se a sustentabilidade e as propriedades antimicrobianas são importantes para você, o cobre é a melhor opção. Por outro lado, se você valoriza leveza, conforto e custo inicial mais baixo, um raspador de plástico pode ser mais adequado.

O mais importante é que a higienização seja realizada diariamente.

Foto de Dra Letícia Peixoto

Dra Letícia Peixoto

Doutora em Dentística, Mestre em Clínica Odontológica, Especialista em Prótese Dentária. Profa da Universidade Federal do Espírito Santo. @dra.leticiapeixoto