Saiba o que fazer para o seu filho gostar de brincar sozinho e ser independente na vida adulta

Foto de Psi. Renata Bedran
Psi. Renata Bedran

Muitos pais reclamam que o filho não brinca sozinho. Mas para uma criança ter essa independência, ela precisa aprender isso primeiro. E para aprender, ela tem que se sentir amada o suficiente, caso contrário, ela se sentirá solitária. É o mesmo que acontece com os adultos: se uma pessoa não se sente amada, ao estar sozinha, ela vai sentir solidão. Já uma pessoa amada tem segurança e não se sente solitária.

LEIA TAMBÉM: Tratamentos estéticos na face: conheça os aliados da odontologia

Para seu filho se tornar um adulto independente, ele antes precisa depender de você!

Quanto mais a gente supre um filho dependente, maiores as chances de ele desenvolver a própria autonomia. Porque ele descobre seu próprio valor e gera autoconfiança.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Quando uma criança que depende de nós não recebe uma reposta positiva, ela começa a diminuir o valor que tem sobre ela mesma. Mais do que isso, ela fica com uma demanda muito grande e vai para as próximas etapas do desenvolvimento sem ter isso bem resolvido. Quando adultos, vão agir de forma negativa e acabar machucando as pessoas em volta, pois pessoas magoadas magoam outras pessoas.

Se você quer um filho autônomo e independente, primeiro dê a ele autonomia para depender. Deixe que ele dependa de você e supra isso o máximo possível. Não tem outro jeito. Criar filhos é passar tempo com eles.

Essa é a lógica para a criança brincar sozinha. Quando ela já brincou bastante com os pais e supriu essa demanda de atenção e companhia, é mais fácil ela conseguir brincar sozinha.

Foto de Psi. Renata Bedran

Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran