Saiba quais são os cuidados essenciais com a pele no inverno

Foto de Dra. Ana Flávia Lemos
Dra. Ana Flávia Lemos

Quais cuidados com a pele você costuma manter durante o inverno? Se engana quem pensa que esta época do ano não exige cuidados específicos. A medida que a temperatura cai e o ar fica mais seco, nossa pele tende a desidratar e perder o viço.

Outros fatores também contribuem tudo isso. Entre eles estão o hábito de tomar banhos mais quentes, costume que provoca a remoção da oleosidade natural da pele e a redução do manto hidrolipídico, barreira de proteção que funciona como um escudo fino responsável por manter a integridade da pele ao reter a umidade.

LEIA TAMBÉM: Alzheimer: conheça os benefícios da atividade física

As consequências mais comuns é ficarmos com a pele esbranquiçada, ressecada e propensa a rachaduras. A dermatologista Ana Flávia Lemos orienta como garantir a saúde da pele. “O ideal é investir no uso de cremes, especialmente no inverno. É importante também, destacar que o uso de loções ou óleos não substitui a hidratação, ambos devem ser utilizados juntos”, esclarece.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

E claro, existem outros cuidados para garantimos a pele perfeita. A seguir, você confere uma lista feita especialmente pela dermatologista, com os principais hábitos que devem ser adotados no dia a dia. Vamos lá?

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Invista em uma alimentação equilibrada e saudável. Para manter a pele boa, é importante a ingestão de legumes e hortaliças. Alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, capazes de neutralizar os radicais livres e prevenir o envelhecimento, que tende a acontecer no inverno devido a exposição repetida ao frio e ao vento, favorecendo o surgimento de rugas e linhas finas se tornam mais visíveis.

As frutas, também exercem um papel fundamental, principalmente as que são ricas em vitamina C como a laranja, o morango ou a cereja, por exemplo.

Os vegetais como brócolis e a cenoura, por exemplo, são alimentos indispensáveis no cardápio durante o inverno.

Além disso, Dra. Ana Flávia destaca a importância da ingestão de proteínas que são fundamentais para a pele, cabelos e unhas. “Ainda recebo muitas pacientes com queda de cabelo e unhas fracas porque não ingerem proteína de forma adequada”, acrescenta a dermatologista.

HIDRATE O CORPO

No momento de decidir qual o produto ideal para manter a hidratação, dê preferência para os que contém em sua composição o acido hialurônico. Ele pode ser o seu melhor amigo no desafio deixar a pele lisinha.

Lembrando que o ideal é fazer a aplicação do hidratante e do óleo corporal duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. O melhor momento é após o banho, quando a pele ainda está úmida, aumentando o poder de hidratação do produto e retendo a água na pele.

BEBA ÁGUA

Quem nunca bebeu menos água durante o inverno? Apesar de ser um hábito comum, não é indicado. Quando se trata da pele, reduzir o consumo de água impacta a hidratação, além de afetar a elasticidade e a maciez. Uma dica valiosa é apostar em chás ou sucos.

HIDRATE O ROSTO

Um costume que muitas pessoas têm é o de utilizar o hidratante corporal no rosto. A dermatologista Ana Flávia Lemos explica que não se deve fazer isso, porque os produtos corporais contêm maior quantidade de substâncias oleosas.
Além disso, o hidratante facial precisa atender as necessidades da sua pele. Não deixe de agendar uma consulta com o dermatologista de sua confiança, para entender qual o melhor tratamento para você.

HIDRATE OS LÁBIOS

Os lábios estão entre as regiões do corpo que mais sofrem com as alterações da temperatura. Para evitar rachaduras, o ideal é utilizar hidratantes específicos para essa área, como o protetor labial com fotoproteção, por exemplo.

HIDRATE AS MÃOS

Parece óbvio dizer, mas é muito importante hidratar as mãos e muitas pessoas tendem a deixar esse cuidado de lado. Sempre expostas ao frio, essa área precisa ser hidratada diariamente. Existem cremes próprios para isso, que ajudam a mantê-las macias, sedosas e saudáveis.

UTILIZE FILTRO SOLAR

Ainda que estejamos em uma estação com dias nublados e chuvosos, é importante manter o uso do filtro solar. Isso porque o sol, mesmo que esteja mais fraco e escondido entre as nuvens, não deixa de emitir os raios UVA e UVB, causando danos nas células do tecido da pele. Além da radiação ultravioleta, as pessoas também estão expostas à luz visível que se encontra no computador, no celular e em outros aparelhos eletrônicos.

PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS

E, para quem deseja investir em procedimentos dermatológicos como peelings, remoção de manchas ou rejuvenescimento, tratamentos a laser, entre outros. O inverno é uma boa época, facilitando que o paciente evite a exposição ao sol, tendo em vista que os raios solares estão mais fracos.

Foto de Dra. Ana Flávia Lemos

Dra. Ana Flávia Lemos

Médica Dermatologista. @anaflavialemos_dermato