Saiba qual é a importância dos exames laboratoriais para sua saúde

Foto de Dr. Pedro Serrão Morales
Dr. Pedro Serrão Morales

Na medicina moderna e de precisão, os exames complementares – dentre eles os de análises clínicas e de anatomia patológica – são fundamentais para auxiliar os médicos a guiar, de forma personalizada, a condução de cada caso em específico, direcionando a melhor conduta para os seus pacientes.

Dados da literatura científica demonstram que cerca de 70% de todas as decisões médicas (ex.: definir/afastar um diagnóstico, iniciar/suspender um tratamento, aumentar/reduzir a dose de medicamentos, internar ou dar alta hospitalar, encaminhar a um especialista, decidir sobre operar ou não, etc) são baseadas nos resultados dos exames de laboratório, o que, por si só, já demonstra toda a sua relevância na prática médica diária.

LEIA TAMBÉM: Você sabe quais alimentos limpam suas artérias?

Por meio da análise dos fluídos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, líquor, etc), os exames laboratoriais podem ser utilizados para uma grande variedade de finalidades, como, por exemplo, na prevenção, triagem, confirmação/exclusão diagnóstica, tratamento, monitorização terapêutica, acompanhamento e prognóstico de doenças.

Adicionalmente, os resultados podem apontar sobre a demanda de uma investigação e acompanhamento adicional com diferentes especialistas e profissionais da saúde, bem como pela eventual necessidade da solicitação de outros tipos de exames para complementação diagnóstica (ex.: exames de imagem).

Por conta de toda essa relevância dos exames laboratoriais para a saúde da população, os laboratórios clínicos e de anatomia patológica devem participar de programas de controle da qualidade e de acreditação, investindo fortemente em treinamento, novas tecnologias e em profissionais qualificados.

Dessa forma, com todos esses cuidados, os laboratórios conseguem se cercar de todos os meios necessários a fim de garantir que os resultados dos exames processados sejam corretos e precisos, tornando-os assim clinicamente significativos.

Importante pontuar que, apesar do laboratório ser decisivo em grande parte das situações, uma adequada anamnese (história clínica) associada a um exame físico minucioso e dirigido ainda são imprescindíveis para uma boa prática médica, permitindo assim um olhar global e mais abrangente sobre o real estado de saúde do paciente (bem-estar físico, mental e social).

Mensagem final

Os exames laboratoriais desempenham um importante papel para o sistema de saúde como um todo, contribuindo de sobremaneira para um adequado raciocínio clínico-diagnóstico e, em último caso, para a qualidade de vida da população.

Exames com resultados acurados e confiáveis colaboram para um adequado desfecho clínico dos pacientes, na medida em que os médicos podem tomar condutas corretas e mais assertivas quando da sua interpretação em associação com os dados clínicos (correlação clínico-laboratorial), melhorando assim o desfecho clínico dos pacientes.

Foto de Dr. Pedro Serrão Morales

Dr. Pedro Serrão Morales

Médico Patologista Clínico; ​ Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Universidade Federal Fluminense (UFF);​ Membro titular da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML); ​ Responsável Técnico do Laboratório Morales (Grupo Tommasi); ​ Médico Patologista Clínico do Laboratório Central do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF); ​ Editor de Medicina Laboratorial da Afya (Afya Whitebook/Portal Afya); ​ Médico do corpo clínico do Instituto Estadual de Doenças Tórax Ary Parreiras (IETAP SES-RJ).