Segurança materno-infantil: cuidados que salvam vidas
O assunto segurança materno-infantil pode parecer, no primeiro momento, complexo e/ou complicado, mas pelo contrário, é um assunto simples, acolhedor e que já está no nosso dia a dia.
Existem três frentes de trabalho da área da nossa saúde que permeiam e ditam as ações sobre esse tema: saúde da mulher, saúde da criança e saúde da família. Por isso, o Ministério da Saúde juntamente com outras instituições governamentais possuem material educativo sobre o assunto, planos traçados anualmente para que haja sempre atualização, e outras frentes da Saúde Básica que atua, diretamente no acolhimento, treinamento e ações, com mulheres, famílias e crianças no Brasil, através do SUS.
Sem contar profissionais qualificados pelo Brasil, que se dedicam a ensinar e atuar na proteção das nossas gestantes, puérperas e crianças, via internet, livros e cursos presenciais.
Como? Desde aulas sobre como agir em momentos de afogamento, queimaduras, engasgo, até o esclarecimento e como conseguir pelo SUS o acesso às vacinas das gestantes e crianças, e etc.
São muitos os temas e assuntos que podemos abordar. Nosso objetivo aqui é oferecer informações de maneira leve e esclarecedora, sempre balizadas por profissionais extremamente qualificados. Além disso, queremos compartilhar conhecimentos que possam facilitar a busca pelos serviços de saúde da rede pública, aquilo que é direito do cidadão e que nem todos sabem como acessar.
Estamos sempre abertos para esclarecer dúvidas e receber sugestões.
Deixe aqui seu comentário ou envie mensagem para nosso e-mail: [email protected].
No próximo texto vamos falar de programas governamentais nas três esferas de atuação: saúde da mulher, da família e da criança.
Até o próximo e PREVENÇÃO É A BASE DA VIDA!