Sempre é necessário suplementar com vitaminas as crianças na primeira infância?
Chamamos de primeira infância o período que compreende do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Sabemos que a alimentação é essencial neste período para que a criança possa adquirir hábitos saudáveis e evitar o aparecimento de doenças ao longo da vida. Mas vocês sabiam que existem vitaminas que também são de uso protocolar nessa idade?
Existem três vitaminas importantes e que toda criança deve tomar: vitamina D, vitamina A e o ferro.
A suplementação de vitamina D se inicia logo após o nascimento, com 7 dias de vida e usamos ela até os 2 anos. A vitamina A é dada na Unidade Básica de Saúde (UBS) semestralmente – a partir de 6 meses até 4 anos completos através de um programa de saúde pública no SUS para prevenção de deficiência de vitamina A. Já o ferro tem uma variação maior na data de início, podendo ser com 30 dias de vida nos prematuros, 3 meses de vida para crianças nascidas de mães com intercorrências gestacionais ou com 6 meses de vida para as crianças nascidas sem fatores de risco, e em todas essas crianças, a dose é feita até 2 anos de vida.
Algumas vezes precisaremos realizar outras suplementações, por isso é de extrema importância o acompanhamento regular com o pediatra ambulatorial, assim, a criança será avaliada de forma individual e crescerá saudável.