Tratamento ortodôntico e fim de ano: o que fazer antes das férias e o que pode esperar?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

O final do ano chega trazendo a correria das festas, viagens e compromissos, mas para quem está em tratamento ortodôntico, essa também é a hora de redobrar os cuidados com a saúde bucal. Aproveitar esse período para uma última revisão no aparelho é essencial para evitar desconfortos ou atrasos no tratamento. Aqui está o que você precisa priorizar antes de aproveitar as férias:

PARA QUEM USA APARELHO FÍSICO

A revisão final é indispensável! Um bracket solto ou fio deslocado pode causar feridas na boca ou movimentações indesejadas nos dentes. Durante a consulta, o ortodontista ajustará os fios, verificará se tudo está bem fixado e orientará sobre como lidar com emergências simples, caso algo aconteça durante as férias.

LEIA TAMBÉM: Afinal, bebida gelada na praia faz mal?

PARA USUÁRIOS DE INVISALIGN

Antes de trocar para uma nova placa, é fundamental garantir que a adaptação esteja correta. Seu ortodontista precisa verificar se existe alguma área de desadaptação ou pressão inadequada, fazer um escaneamento para verificar se a evolução da movimentação está adequada, verificar se é necessário polir áreas de contato, abrir pequenos espaços, recolar attachments ou ajustar o planejamento.

Ignorar esse cuidado pode levar a movimentações inadequadas, atrasos no tratamento ou até uma involução de determinados movimentos, comprometendo o progresso do tratamento.

SINAIS DE ALERTA: DOR, SANGRAMENTO OU DENTE QUEBRADO

Se você tem sentido desconforto em algum dente, sangramento gengival ou percebeu um dente trincado ou quebrado, procure o dentista o quanto antes. Esses problemas podem exigir mais de uma sessão para serem solucionados e deixar para a última hora pode significar entrar nas férias sem resolver a questão.

NÃO ESQUEÇA DA LIMPEZA PROFISSIONAL

Uma limpeza completa é uma excelente ideia antes do recesso. Ela ajuda a evitar inflamações gengivais e acumulo de tártaro, especialmente em quem usa aparelhos fixos, onde a higiene é mais desafiadora.

Reprodução/Freepik

Acessórios em dia

Troque as escovas de dente: Verifique se suas escovas estão em boas condições ou se já é hora de substituí-las. As de cabeça pequena e cerdas macias são ideais para quem usa aparelho.
Proteja os móveis: Se você usa aparelhos removíveis, confira se a caixinha de proteção está em bom estado. Levar o aparelho sem proteção pode danificá-lo ou contaminá-lo.

O que pode esperar?

A menos que seja uma urgência , tratamentos mais complexos, como restaurações estéticas, clareamentos e alinhamentos adicionais, podem ser programados para o início do próximo ano. Assim, você evita sobrecarregar a agenda e pode começar 2025 com um planejamento mais tranquilo.

Lembre-se: priorizar os cuidados com o tratamento ortodôntico agora é a chave para aproveitar as festas com conforto e evitar dores de cabeça no período de recesso de final de ano!

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu