Viajar e medicação de uso contínuo exige planejamento!

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Se você é portador de uma doença crônica e vai viajar de férias , planeje – se! O planejamento é essencial para você não passar aperto e tirar a sua paz durante a sua viagem.

VAMOS AS DICAS:

1) Faça uma lista das medicações que você faz uso, cheque uma a uma, antes de guardar na mala.

LEIA TAMBÉM: Quais as principais doenças bucais nos idosos?

2) Certifique – se que está levando a quantidade correta para os dias de viagem programados, leve pelo menos um dia extra de medicação, vai que acontece alguma intercorrência!

3) Leve a sua receita!

4) Armazene corretamente as suas medicações. Por exemplo, as canetas emagrecedoras, Wegovy e Mounjaro, merecem cuidado quanto a exposição à luz direta e temperaturas extremas. Ambas podem ser transportadas em temperatura ambiente (entre 8-30C).

5) Esteja com o seu Check up em dia e faça os ajustes de medicações necessários antes de viajar se estiver com alguma pendência!

A viagem deve ser um momento de descanso, principalmente mental. Organizar – se previamente, diminui o estresse, permitindo que você divirta-se e mantenha a sua saúde preservada!

Antes de fechar a mala, dê aquela última olhadinha se colocou seus medicamentos, e Boa Viagem!

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich