Semaglutida: tratar a obesidade com medicação reduz eventos cardiovasculares
Indicado para o tratamento da obesidade, a semaglutida 2,4mg, nome comercial Wegovy, recebeu aprovação nos Estados Unidos para redução de risco de complicações e morte por doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, em adultos com sobrepeso ou obesidade.
LEIA TAMBÉM: Dor nas costas durante o home office? Saiba como evitar
A molécula de semaglutida foi inicialmente aprovada para tratamento de diabetes tipo 2, estudos já demonstravam benefício cardiovascular nessa população com a dose de 1mg 1 x por semana.
Uma pesquisa que acompanhou mais de 17mil pessoas com sobrepeso ou obesidade e alto risco cardiovascular, sem diabetes, em uso de semaglutida 2,4mg, por até 5 anos, evidenciou uma redução de 20% do risco de eventos cardiovasculares graves em comparação às pessoas que usaram placebo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
É a primeira vez que uma medicação para tratamento de obesidade, tem impacto em redução expressiva de eventos graves cardiovasculares.
Essa redução de risco foi consistente entre homens e mulheres, faixas etárias, etnias e níveis de peso basal. Os principais efeitos colaterais foram os já conhecidos gastrointesinais, como náusea, diarréia e constipação.
Esses resultados, representam um avanço considerável de como o manejo do tratamento da obesidade e sobrepeso influenciam diretamente a redução das complicações cardiovasculares.
A obesidade não pode ser negligenciada, merece um tratamento e cuidado multifatorial. Procure um profissional para te apoiar.