Semaglutida: tratar a obesidade com medicação reduz eventos cardiovasculares

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Indicado para o tratamento da obesidade, a semaglutida 2,4mg, nome comercial Wegovy, recebeu aprovação nos Estados Unidos para redução de risco de complicações e morte por doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, em adultos com sobrepeso ou obesidade.

LEIA TAMBÉM: Dor nas costas durante o home office? Saiba como evitar

A molécula de semaglutida foi inicialmente aprovada para tratamento de diabetes tipo 2, estudos já demonstravam benefício cardiovascular nessa população com a dose de 1mg 1 x por semana.

Uma pesquisa que acompanhou mais de 17mil pessoas com sobrepeso ou obesidade e alto risco cardiovascular, sem diabetes, em uso de semaglutida 2,4mg, por até 5 anos, evidenciou uma redução de 20% do risco de eventos cardiovasculares graves em comparação às pessoas que usaram placebo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

É a primeira vez que uma medicação para tratamento de obesidade, tem impacto em redução expressiva de eventos graves cardiovasculares.

Essa redução de risco foi consistente entre homens e mulheres, faixas etárias, etnias e níveis de peso basal. Os principais efeitos colaterais foram os já conhecidos gastrointesinais, como náusea, diarréia e constipação.

Esses resultados, representam um avanço considerável de como o manejo do tratamento da obesidade e sobrepeso influenciam diretamente a redução das complicações cardiovasculares.

A obesidade não pode ser negligenciada, merece um tratamento e cuidado multifatorial. Procure um profissional para te apoiar.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich