Saúde

VÍDEO | Check-up Saúde: funcionário com dor pode ser demitido ao faltar no trabalho?

Veja as dicas de especialistas entrevistados por Alice Sarcinelli, que comanda o programa Check-up Saúde e está à frente da plataforma "Vida Saudável" no Folha Vitória

No mais novo episódio do programa Check-up Saúde, a Mestre em Saúde Coletiva e odontopediatra alice Sarcinelli recebe especialistas que debateram sobre as consequências das dores. O assunto repercutiu após a cantora Anitta fazer um desabafo nas redes sociais sobre a endometriose.

Você já precisou faltar ao trabalho devido à dor? Anitta comentou que, por ser quem é, pôde cancelar shows e ficar ausente do trabalho, mas uma pessoa comum corre o risco até de perder o emprego por não ter como explicar as fortes dores para o patrão devido à falta de diagnóstico.

Quem tem dor e falta ao trabalho pode ser demitido?

Foto: Divulgação

A advogada trabalhista Andrea Camargo explica que é direito do trabalhador faltar por qualquer motivo. No entanto, esta ausência pode ser descontada no salário do empregado. É importante lembrar que, legalmente, o médico e o cirurgião dentista têm a possibilidade de atestar que a dor é suficiente para que o trabalhador possa faltar sem que haja desconto no salário. 

Por isso, diante de casos de dor, a orientação é procurar esses profissionais para, mediante um atestado médico ou odontológico, ter direito a determinados dias sem ir ao trabalho. Diante do atestado entregue, a empresa não pode descontar os dias faltados.

LEIA TAMBÉM: >> Condição de trabalho interfere na duração de aleitamento materno

Por outro lado, em caso de muita dor, onde a mulher não consiga se deslocar para uma unidade de saúde, além da falta e do repouso semanal remunerado descontados, pode-se ter influência nos dias de férias.

Segundo o Art. 130 da CLT, “após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: I – 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; (Incluído pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977)”.

Veja mais informações sobre o assunto no episódio completo do Check-Up Saúde:

Conheça o canal Check-up Saúde

O programa Check-up Saúde tem o objetivo de ajudar as pessoas a manterem em dia uma vida mais saudável. Alice Sarcinelli traz um assunto novo sobre saúde em cada episódio, que conta sempre com médicos e especialistas convidados para enriquecer a discussão e compartilhar conhecimento.

Check-up Saúde é transmitido toda quarta-feira, às 16h, na Rádio Pan News Vitória. Também é possível assistir ao programa toda quinta-feira no canal do YouTube do Folha Vitória e no canal de vídeos do Jornal Online Folha Vitória. Além disso, acompanhe a plataforma Vida Saudável, que reúne artigos de vários especialistas da área da Medicina.

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira com supervisão de Ana Carolina Monteiro