Choro, grito, criança se batendo, se jogando no chão… Que pai e que mãe nunca passou por uma cena dessas com o filho? A famosa pirraça. No entanto, o que os pais e responsáveis devem ou não fazer nesses casos? Como agir?
LEIA TAMBÉM: >> Birra infantil: por trás de todo mau comportamento existe uma necessidade real
No terceiro episódio do programa Check-Up Saúde, a odontopediatra Alice Sarcinelli deu dicas para os pais saberem como agir quando uma criança começa a fazer birra dentro e fora de casa.
Este comportamento faz parte do desenvolvimento infantil. Toda criança irá fazer birra em algum momento. Por volta dos 2 anos, ela entende que é um ser humano separado dos pais e quer se auto afirmar, logo não consegue lidar com um não.
A birra não é um desafio da criança para os pais, por isso os responsáveis não devem repreender. Segundo a psicopedagoga Renata Bedran, neste momento, a criança começa a se opor aos pais para se mostrar como um indivíduo.
LEIA TAMBÉM: >> O que acontece no cérebro da criança na hora da birra?
De acordo com a especialista, o castigo não é uma boa alternativa, pois não ensina modalidades de vida, focando somente no erro da criança e deixando ela com um sentimento de inadequação ou de que faz tudo errado.
Ignorar a criança também não é recomendado. Esta ação acaba mostrando a ela que você só se importa quando é uma ação positiva. Os pais ou responsáveis devem ensinar aos pequenos a lidar com as emoções para que, no futuro, eles possam controlar seus sentimentos sozinhos.
LEIA TAMBÉM: >> Entenda porque o cantinho do pensamento não funciona
Segundo Renata Bedran, os pais devem acompanhar a criança durante os ataques de pirraça. Eles devem se sintonizar com o filho e ir conversando com ele, além de se mostrar calmo e disponível até se acalmar.
Somente quando a criança estiver mais calma, ela vai conseguir aprender alguma coisa sobre a situação. Não adianta dar lição de moral durante a explosão, pois ela não conseguirá ouvir, somente reagir.
Outra ferramenta para evitar a birra é a escolha limitada. Por exemplo, se a criança costuma querer sair só com uma roupa e tem uma ocasião especial, ao invés de impor um vestuário para seu filho, separe 3 combinações e o deixe escolher.
Com esta ação, o pequeno irá entender que ele está escolhendo qual roupa ele irá usar. Logo, ele não pensa que está sendo obrigado, mas sim sendo independente.
Veja mais informações sobre o assunto no episódio completo do Check-Up Saúde:
Conheça o canal Check-Up Saúde
O programa Check-up Saúde tem o objetivo de ajudar as pessoas a manterem em dia uma vida mais saudável. Alice Sarcinelli traz um assunto novo sobre saúde em cada episódio, que conta sempre com médicos especialistas convidados para enriquecer a discussão e compartilhar conhecimento.
LEIA TAMBÉM: >> Como lidar com as suas emoções e manter a calma durante a birra da criança?
Check-Up Saúde é transmitido toda quarta-feira, às 16h, na Rádio Pan News Vitória. Também é possível assistir ao programa toda quinta-feira no canal do YouTube do Folha Vitória e no canal de vídeos do Jornal Online Folha Vitória. Além disso, acompanhe a plataforma Vida Saudável, que reúne artigos de vários especialistas da área da Medicina.