Um vídeo que mostra o reflexo de um bebê conquistou milhões de visualizações nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que uma profissional de saúde segura o bebê com uma mão enquanto desliza o dedo suavemente pelas suas costas, de baixo para cima.
Como resposta instintiva, o bebê move sua cintura e pernas de um lado para o outro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O vídeo não é atual, porém, exibe a avaliação do reflexo de Galant, uma resposta primitiva geralmente observada em bebês com até 6 meses de idade.
Como é feito e para que serve o teste?
O objetivo do exame é desencadear uma resposta física específica que se manifesta quando há toque ou pressão aplicados na região do dorso lateral (costas ou tronco). Esse reflexo se evidencia como uma curvatura do tronco na mesma direção do estímulo.
O teste de Galant é comumente empregado para avaliar o desenvolvimento neuromotor em bebês e recém-nascidos.
O que a falta do reflexo de Galant pode indicar?
A ausência do reflexo de Galant pode acarretar diversos inconvenientes. Entenda quais:
– Problemas de coordenação;
– Deficiências na parte inferior do corpo;
– Hipersensibilidade nas costas;
– Dificuldades de concentração;
– Dificuldade de atenção.
Isso acontece por que, de maneira geral, a ausência desse reflexo torna toda a região da cintura sensível, levando a criança a não tolerar roupas apertadas e a ter dificuldades em realizar atividades que requerem longos períodos sentada.
A falta do reflexo também está associada ao fato de que crianças com mais de 5 anos ainda podem apresentar episódios de enurese noturna (fazer xixi na cama).
*Com informações do R7
LEIA TAMBÉM: Transplante: o que acontece com órgãos descartados, como o coração antigo do Faustão?